terça-feira, 10 de julho de 2012

Os cuidados dos pais não são concurso de popularidade



Recebi por e-mail,desconheço a autoria.

Ao sentenciar um homem por roubo, o juiz perguntou-lhe se ele tinha algo a dizer.
- Sim, meritíssimo. Por favor, condene meus pais à prisão também.
- Por quê? - perguntou o juiz.
- Quando eu era menino, roubei um lápis na escola. Meus pais souberam disso e nunca disseram nada. Depois, roubei uma caneta.
Embora soubessem o que fiz, continuaram ignorando. Roubei muitas outras coisas na escola e dos vizinhos, até que isso se tornou uma obsessão. Meus pais sabiam de tudo, mas nunca disseram nada. Se alguém tem de ir para a cadeia comigo, são eles.
Esse homem está certo. Embora não fique isento de responsabilidade, a questão é saber se os pais agiram corretamente. Claro que não.
Dar opções aos filhos é importante, mas opções sem direção resultam em desastre. O completo preparo físico e mental é resultado de sacrifício e autodisciplina.

Os pais passam uma média de 15 minutos por semana tendo uma "conversa importante" com seus filhos - filhos que são deixados para escolher os valores que bem entenderem na companhia de amigos e da televisão.
- Boletim da American Family Association

Pergunte a si mesmo: Sem disciplina,
  • um capitão pode conduzir um navio de modo eficaz?
  • um atleta pode ganhar uma competição?
  • um violinista pode tocar bem num concerto?
A resposta é: "Claro que não." A cada uma dessas perguntas. Por que então questionamos hoje se a disciplina é necessária em questões de conduta pessoal ou para alcançarmos algum padrão de qualidade? A disciplina é absolutamente necessária.
A filosofia hoje é: "Se você se sente bem, faça." Ouvi pais dizerem inocentemente:"Não me importo com o que meus filhos façam desde que fiquem felizes. Isso é tudo o que importa." Pergunto a esses pais: "Querem saber o que faz seus filhos felizes?" Se agredir as pessoas na rua e roubar-lhes as coisas é o que os faz felizes, há uma palavra que se aplica a eles, e essa palavra é "perversão".
Como obtemos a felicidade e de onde ela vem é tão importante quando a felicidade em si. Ela resulta de nossos valores, disciplina e responsabilidade.
Freqüentemente, ouvimos "Faça o que quiser." O contrário também é válido. Goste do que você faz. Muitas vezes, precisamos fazer o que precisa ser feito, gostemos disso ou não.
Uma mãe chega em casa depois de um longo dia de trabalho, faz o serviço doméstico, cuida do bebê e vai dormir exausta. No meio da noite, o bebê chora. A mãe tem vontade de se levantar? Não, mas ela se levanta assim mesmo. Por quê? Por três motivos:
  • Amor
  • Dever
  • Responsabilidade
Não podemos viver apenas em função das emoções. Precisamos acrescentar disciplina, não importa a idade que tenhamos. O sucesso na vida vem quando não sucumbimos ao que queremos fazer, mas fazemos o que precisa ser feito. Isso requer disciplina.

Nenhum comentário: