quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PARA QUEM GOSTA DE CACHORROS - DICAS

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os animais, cuja audição é mais acurada que a humana. Muitos da fauna silvestre morrem e sofrem alterações do seu ciclo reprodutor. Os cães latem em desespero e enforcam-se nas correntes. Eles e os gatos escondem-se em locais minúsculos, fogem para nunca mais serem encontrados, provocam acidentes nas vias públicas e são vítimas de atropelamento. Há animais que, pelo trauma, mudam de temperamento e chegam até ao suicídio.

Adotando alguns procedimentos simples, pode-se diminuir o sofrimento deles:
procure um veterinário para sedar os animais, no caso de cães muito agitados; evite acorrentá-los, pois poderão enforcar-se; acomode-os em um cômodo dentro da casa onde possa mantê-los em segurança, fechando as portas e janelas, bem como proporcionando iluminação suave; evite deixar muitos cães juntos pois, excitados pelo barulho, brigam até à morte; dê alimentos leves, pois distúrbios estomacais provocados pelo pânico levam à morte; identifique seus animais com placas na coleira, para o caso de fuga; tente colocar tampões de algodão nos ouvidos deles; estenda cobertores nas janelas e no chão, para abafar o som. Cubra-os com um edredon; deixe o guarda-roupas aberto, mas prepare-se porque eles poderão urinar, por medo; coloque-os próximos a rádios ou TV ligados e vá aumentando o volume, antes dos fogos;
cubra as gaiolas dos pássaros;
Atenção: nunca medique o cachorro sem orientação de um profissional!!!
Pior do que está, pode ficar!
Tome cuidado pra não piorar ainda mais a situação.
Ficar pegando o cão no colo ou acolhe-lo toda hora durante a festa só vai transmitir mais medo e ansiedade pra ele, que logo vai pensar: “Hum… se ele está me protegendo desse jeito, é porque vem coisa feia por aí!”. Portanto, procure agir com naturalidade. Para tanto, brinque com o cachorro e o alimente como se nada de diferente estivesse acontecendo.
Se quiser conter o cão, use a guia com uma coleira e nunca com um enforcador, pois ele pode se asfixiar num momento de pânico.
Caso tenha de deixar o cachorro preso, escolha um lugar que ele confie, como sua casinha ou um cômodo da casa.
Boa virada!!!

Nenhum comentário: