quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mundo Animal

Formiga lambe companheira para se 'vacinar'

Estudo mostra como formigas adquirem proteção contra infecções

formigas Formigas saudáveis removem fungo de inseto infectado através de "grooming", processo de limpeza comum entre insetos sociais (Matthias Konrad, IST Austria )
Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria publicaram um artigo no periódico PLoS Biology mostrando que um grupo de formigas adquiriram imunização ao lamber o fungo que infectava uma companheira. O processo, conhecido como "imunização social", foi comprovado pelo estudo coordenado pela professora Sylvia Cremer.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Social Transfer of Pathogenic Fungus Promotes Active Immunisation in Ant Colonies

Onde foi divulgada: periódico PLoS Biology

Quem fez: grupo de pesquisadores liderado pela Prof. Sylvia Cremer

Instituição: Instituto de Ciência e Tecnologia da Áustria

Dados de amostragem: formigas Laisus

Resultado: Formigas Laisus em contato com fungos Metarhizium anisopliae podem promover a imunização social de sua colônia.
Para realizar o estudo, o grupo de pesquisadores colocou uma formiga infectada por fungo, com marcação fluorescente, em contato com um grupo saudável. Depois, verificaram como o fungo se espalhou. Após dois dias de convívio entre os insetos, foi constatado um baixo nível de infecção.
Pesquisadores apontaram o grooming (processo em que o grupo ajuda a remover parasitas uns dos outros, comum entre insetos sociais) como um dos responsáveis pelo baixo nível de contaminação, já que ele provoca a imunização dessas formigas.
Metodologia e resultados — Os estudos realizados pelo grupo de Cremer foram feitos com formigas Laisus infectadas pelo fungo Metarhizium anisopliae, que comumente ataca esses insetos. Ainda que o contato social tenha trazido redução no nível de infecção dessas formigas, o mesmo resultado não foi alcançado na exposição desses insetos a bactérias e vírus.
A pesquisa tinha como objetivo verificar ainda se a imunidade aos fungos foi adquirida de forma ativa ou passiva, ou seja, se os anticorpos foram produzidos pelos indivíduos saudáveis ou se foram transferidos diretamente pela formiga infectada. O processo de grooming mostra ainda que o contato direto com o fungo provoca a imunização dos indivíduos saudáveis contra esse parasita, tratando-se de imunização ativa.

VEJA

 

Nenhum comentário: