terça-feira, 6 de março de 2012

Onda de plasma solar deverá atingir a Terra nesta semana

Fenômeno não traz malefícios para a saúde, mas altera o campo magnético da Terra e atrapalha comunicações
por Anderson Estevan Fonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL ONLINE

núcleo escuro de uma mancha solar

O núcleo escuro de uma mancha solar, com diâmetro igual ao da Terra; manchas como essas podem gerar tempestades solares de grandes proporções
O Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC) anunciou nesta segunda-feira (5) que uma nova onda de plasma solar de grandes proporções está a caminho da Terra em consequência de uma tempestade solar. Ela deverá chegar ao planeta na quarta ou na quinta-feira.
Diferentemente das tempestades anteriores, desta vez o fenômeno foi classificado como de classe X1.1, ou seja, trata-se de uma das mais poderosas erupções solares. O fenômeno aconteceu às 1h13 desta segunda-feira.
Mesmo não oferecendo danos para a saúde, o fenômeno alterará o campo magnético da Terra. Quando as partículas se chocarem com a atmosfera terrestre, os sistemas de comunicação em geral deverão ser afetados.
Além disso, aviões comerciais poderão ter de mudar suas rotas em regiões próximas aos polos. Auroras boreais também poderão ser vistas em grande parte do hemisfério norte.
Provocada por uma erupção na superfície do sol, as tempestades solares carregam partículas de plasma solar através dos ventos solares por todo o universo.
A cada 10 ou 11 anos, o Sol passa por ciclos de intensa atividade, gerando tempestades intensas ejeções de massa coronal. De acordo com os especialistas, esta temporada é a maior desde 2005.
LEIA MAIS:
Sol, uma estrela tempestuosa, reportagem da edição de julho de 2004 da revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL

Nenhum comentário: