quarta-feira, 28 de março de 2012

O que é Senciência Animal?

"Originada do latin sentire que significa sentir, “é a capacidade de sofrer, sentir prazer ou felicidade”. O conceito de animais sencientes, ou capazes de experimentar estados afetivos positivos e negativos, torno...u-se nos últimos 30 anos, um tema de grande interesse . No entanto, um exame mais detalhado da história revela que o interesse pelo tema não é tão recente assim.
Segundo Peter Singer, a parte do cérebro associada às emoções e aos sentimentos, o diencéfalo, está bem desenvolvida em muitas espécies animais, particularmente nos mamíferos e pássaros. Por meio dessas semelhanças anatômicas, os cientistas têm observado que os animais respondem fisiologicamente à dor física e psíquica (medo, ansiedade, depressão, stress) da mesma maneira que os humanos o fazem. Por isso, quando sentem alguma dor, os animais se comportam de um jeito muito parecido com o dos humanos, e o seu comportamento é suficiente para justificar a convicção de que eles sentem dor e, portanto, são conscientes.
Ao reconhecermos o sofrimento animal, temos a obrigação ética e moral de evitar o seu sofrimento desnecessário, pois segundo as palavras do próprio Charles Darwin: “Não existe nenhuma diferença fundamental entre o ser humano e os animais superiores em termos de faculdades mentais. A diferença entre a mente de um ser humano e de um animal superior é certamente em grau e não em tipo."
(Sirlei Aparecida Maestá-Unesp Dracena)
(Foto Fernanda Vieira)

"A evolução para tudo e para todos é inexorável, por lei divina."

Nenhum comentário: