A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) – também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. A técnica se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também é estudioso de acupuntura e cinesiologia aplicada.
O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outro técnica, sem no entanto precisar do uso de qualquer tipo de agulha.
O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos e duradouros. Não se trata de massagem, shiatsu, ou de qualquer outra técnica. A EFT é um método próprio e sua aplicação tem particularidades que fazem o método obter uma eficácia acima da média, sendo ao mesmo tempo simples de aprender.
O grande diferencial do método, é que os bloqueios emocionais são trazidos a tona durante a aplicação através das lembranças e memórias que são estimuladas pela conversa, para que sejam eliminados e desbloqueados de forma permanente, através das batidas nos terminais dos canais energéticos. Isso aumenta bastante a eficácia da técnica quando comparamos com outros processos. Ou seja, o método combina sempre falar e pensar em questões emocionais, ao mesmo tempo em que se desbloqueia os meridianos.
Os resultados da aplicação desta técnica é a dissolução de questões emocionais, normalmente de forma rápida, mesmo para aqueles problemas em que a pessoa vem há anos se tratando e estão profundamente enraizados.
Uma única sessão é geralmente suficiente para eliminar completamente uma fobia, ou para dissolver a dor de uma memória traumática, uma mágoa entre muitos outros problemas. Alguns problemas, no entanto, exigem persistência e habilidade para que se atinja o objetivo desejado. Ainda assim, costuma se obter resultados bem mais rápidos quando comparamos a outras técnicas.
Aprendemos na EFT que as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema, e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é talvez a técnica mais eficaz que existe para restabelecer este fluxo, e é por isso que os resultados são bem expressivos.
Que tipos de problemas a EFT pode ajudar?
Basicamente, qualquer dificuldade emocional ou sentimento negativo: raiva, mágoa, tristeza, claustrofobia, medo de altura, de multidão, medo de falar em público, medo de dirigir, medo de animais e insetos, todo e qualquer tipo de fobia não citada aqui nesta lista, memórias traumáticas (de acidentes, violência, seqüestro, assalto, de guerra...), transtorno do estresse pós traumático, e etc. Pode-se ainda trabalhar com sucesso casos como: ansiedade, obesidade, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida...), roer unhas, depressão, síndrome do pânico, stress, insônia e etc.
Casos de dores: dores crônicas ou não, enxaqueca e todo tipo de dor de cabeça, dor de coluna, dores nas juntas, dores nos tendões, cólicas menstruais, dores devido a traumas físicos novos ou antigos e todas as dores não listadas aqui. Geralmente tem resultados muito rápidos no alívio das dores.
Problemas físicos: Pressão alta, diabetes, asma, atrite, alergias de todos os tipos, e etc... Mas como poderia ser possível melhorar males físicos se a EFT é para problemas emocionais? Na visão da acupuntura e outras terapias holísticas, há uma ligação inseparável entre as doenças físicas e problemas emocionais, e isto está se tornando cada vez mais aceito por médicos e cientistas e até mesmo pelas pessoas comuns. Estamos percebendo, a medida que o tempo passa, que esta ligação é muito maior do que se pensava anteriormente. Quando aliviamos sentimentos negativos com a EFT, as doenças físicas cedem parcial ou totalmente.
Podemos ainda aplicar a EFT diretamente para sintomas físicos e obter, como reflexo, uma melhora da saúde emocional.
Apesar de haver uma infinidade de relatos de resultados bem sucedidos, e muitos até impressionantes, a EFT é uma técnica que ainda deve ser vista como estando ainda em estágio experimental. Consulte sempre seu médico ou profissional de saúde fisica e emocional quando tiver qualquer tipo de desconforto ou doença para se tratar ou para ter um diagnóstico. A EFT não é um substituto para tratamentos convencionais da medicina e psicologia. A EFT Deve ser considerada como uma terapia complementar.
*Retirado da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário