terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TRANSMUTAR CONHECIMENTO EM SABEDORIA (uma reflexão)

Sabedoria: a síntese do amor e conhecimento. (Divaldo Pereira Franco)

Ser sábio é, nas palavras de Pietro Ubaldi, “não fazer do mundo um fim, quando ele não é senão um meio.”
O conhecimento reside em cabeças com pensamentos alheios. A sabedoria em mentes que refletem por si mesmas. (Helena Petrovna Blavatsky)
A verdadeira sabedoria não apenas abrange a maneira de pensar e de agir da pessoa, mas também preocupa-se com as relações entre pessoas e com o ordenamento da sociedade. (N. Sri Ram)
Evita, domina, foge de tudo o que não for o bem! Isso desagradará aos insensatos, porém agradará aos sábios. (Dhamapada – Buda)
Da mesma forma que a rocha não é abalada pela tempestade, o sábio se mantém impertubável diante das censuras, ou dos elogios. (Dhamapada - Buda)
Em qualquer circunstância, o sábio não emprega palavras fúteis, nem se deixa levar pelo desejo; a dor e a alegria não o alteram. (Dhamapada – Buda)
----------------------------------------------
Informações têm pouco valor se não se vive o que se entende ser correto. O conhecimento genuíno fundamenta-se na vivência e na consciência plena, o que resulta na sabedoria.
A sabedoria é a expressão pura do conhecimento direto da realidade. Emerge do interior do ser à medida que a consciência se expande e o conhecimento se torna vivenciado. A sabedoria está além da erudição, pois esta se constitui de informações geralmente teóricas.
A sabedoria fala tanto pelo silêncio quanto pela palavra e é transformadora e infinita, manifestando-se em graus de aprofundamento.
É fruto da união consciente da personalidade (nosso eu atual) com a alma (o eu superior permanente, a alma/espírito), e estimulada pelo amor à verdade.
O conhecimento pode apenas condicionar as pessoas mal preparadas para uma vida útil, mas sem objetivo. O condicionamento torna-se nefasto quando é visto apenas como posse, um fim e não como um caminho, um meio. Ao contrário, a sabedoria é liberdade e objetivo pleno.
Na realidade, a sabedoria tem como missão não somente a sabedoria em si mesma, mas também a erradicação das causas do sofrimento.
Sabedoria, portanto, é o conhecimento amplificado pelo amor, pela revelação (a herança espiritual da humanidade), pela compaixão e por um propósito elevado e em conformidade com o Plano Divino.
Prof. Hermes Edgar Machado Junior (Issarrar Ben Kanaan)


2 comentários:

Artesanato de Ouro Branco MG disse...

Eu acho isso também,professora Enecí,que conhecimento é uma coisa ,sabedoria outra.devemos aprender a diferença.Quanto ao texto no início,que fala sobre gatos,eu concordo também;os gatos são seres especiais que nos vigiam,e nos protegem.Prá mim,são anjos disfarçados...Artes Elaine Dias.

Professora Enecí disse...

Oi Artesanato de Ouro Branco.
Fiquei super feliz com sua visita e seu comentário aqui no meu blog.
Volte sempre.
Beijos