terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Alerta: lembre-se da importância do pequeno-almoço na vida dos seus filhos


Em setembro de 2011 foi publicado um estudo pelo British Journal of Nutrition , que tinha como objectivo correlacionar a função cognitiva em adolescente, no meio escolar, com o consumo de três tipos de pequeno-almoço: a sua ausência, alimentos com alto índice glicémico (compotas, pão branco, cereais açucarados, mel, ...) e alimentos com baixo índice glicémico (papas de aveia, ovos, frutos secos, cerejas, soja, ...).
Estiveram envolvidos 52 adolescentes com idade compreendidas entre os 12 e os 14 anos. Este eram submetidos a uma bateria de testes após o consumo de uma das três opções de pequeno-almoço (aos 30 minutos e novamente aos 120 minutos) e ainda foi retirada uma amostra de sangue capilar.
Ligação direta ao rendimento escolar
Os resultados mostraram uma melhoria dos tempos de resposta após um pequeno-almoço de baixo índice glicémico, em comparação com os que omitiram o pequeno-almoço e os que consumiram os alimentos de elevado índice glicémico. A conclusão é clara: um pequeno-almoço de baixo índice glicémico beneficia a função cognitiva em adolescentes.
Esta análise foi feita a um publico-alvo específico mas podemos transpô-lo para os adultos, principalmente aqueles que diariamente, no seu trabalho, necessitam de concentração e energia prolongada.
A realidade o que nos mostra, cada vez mais e não só em adolescentes, são os maus hábitos que se foram criando em torno do pequeno-almoço, que passam ou pela sua omissão ou por alimentos refinados e ricos em açúcar.
Experimente acordar 10 minutos mais cedo ou então deixar tudo (ou quase tudo) preparado no dia anterior, assim não terá desculpa para não fazer a refeição mais importante do dia, não deixe é de fazer.

Se acha que não faz sentido ou que já não vale a pena tentar, lembre-se do que disse Madre Teresa de Calcutá: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota".

Neide Rangel (www.expresso.pt)

Nenhum comentário: