sexta-feira, 30 de novembro de 2012

REENCARNAR, PARA QUE?
- Por Zíbia Gasparetto* -
Assim como as pessoas têm muito medo de morrer porque não sabem o que irão encontrar na outra dimensão, os espíritos que estão vivendo no astral têm medo de reencarnar.
Esquecer o passado e mergulhar no mar escalpelado do mundo, enfrentar seus próprios limites e os desafios de seu crescimento é assustador. Controlar as emoções, ordenar a mente, experimentar as próprias ideias e enfrentar os resultados requer coragem e persistência. Ficar entregue ao próprio discernimento, tomar decisões e ser responsável pelo próprio destino, atemoriza.
Para o espírito, reencarnar é como vestir um escafandro e mergulhar nas profundezas do oceano. O corpo de carne tem um metabolismo lento, muito diferente da vida astral, onde tudo é mais dinâmico e rápido. Lá, a força do pensamento materializa rapidamente os objetivos, de acordo com a capacidade de cada um, criando e movimentando os elementos.
Aqui, na Terra, nossos projetos levam muito mais tempo para se tornar realidade. Para construirmos um edifício levamos muitos meses, enquanto lá eles o fazem em algumas horas...
- Como? Há prédios no astral? – alguns vão perguntar.
Há prédios, ruas, cidades, tudo. O que chamamos de astral são os mundos das outras dimensões do universo.
Cada um deles gravita em determinada faixa de ondas, possui um magnetismo próprio e, para os que vivem lá, tudo é tão sólido quanto para nós é nosso mundo.
Não os podemos ver porque nossos olhos enxergam apenas em limitada faixa de percepção, o que não os impede de continuar existindo. A limitação é nossa. Os micróbios existem, mas só os podemos ver se tivermos um microscópio.
- Se eles têm medo, porque reencarnam?
Para reeducar o emocional. No astral as emoções são muito mais fortes e profundas. A tristeza, o remorso, o arrependimento, a frustração e a mágoa tornam-se insuportáveis e chega um momento em que, cansado de suporta-las, o espírito aceita nascer na Terra. Para ele, o esquecimento será uma bênção. O magnetismo lento permitirá que ele medite mais, experimente, reflita, conheça-se melhor e amadureça.
Reencarnar na Terra é começar de novo. Todas as lembranças do passado são guardadas no inconsciente temporariamente e, embora possam influenciar intuitivamente o espírito reencarnado, ele estará em sintonia com o cérebro do novo corpo, que como um filme virgem vai registrar as novas experiências. Não é genial?
A vida, mágica e divina, vai tecer os acontecimentos, juntar pessoas, de acordo com as necessidades daquele espírito, e criar estímulos a que ele se torne mais consciente, e liberte-se dos antigos padrões de crença que o levaram ao sofrimento. Se ele aproveitar, voltará ao astral mais lúcido e feliz.
A vida é um eterno agora, e nós continuaremos sendo o que fizermos de nós, seja onde for que passemos a viver. Enfrentar nossas dificuldades desde já, fazer nosso melhor, é construir nossa paz.

HÁ ALGO MAIS... UM AMOR. UMA LUZ – L*

Nunca é tarde para crescer...
Mas isso é decisão de alma.
E não pode ser decidido na mente, não!

Porque é coisa do coração.
E também é assim nos relacionamentos:
É algo de alma para alma.
E não se pode barganhar com isso.

Porque o Amor real não é um negócio de ganhar ou perder.
É sintonia espiritual – de coração a coração.
E quem ama, sabe: sentimento algum pode ser descrito em palavras.

No entanto, a Luz de um olhar pode revelar tudo...
Ou, quem sabe, um simples toque de mão?...
E, em ambos, o coração se entrega.

Mas, quem explica isso?...
O que se sente e que se vê além dos sentidos comuns.
Há algo mais... Um Amor. Uma Luz.
E quem ama, sente e sabe disso.

Porque olha e toca, algures...
E o seu coração voa, por entre os planos, para o Céu.
E, Lá, a morte não existe – e o Amor continua...
E o que se vê são as consciências extrafísicas, bem vivas!

Sim, há algo mais... Um Amor. Uma Luz.
E ter certeza disso é decisão de alma.
E não há barganha nisso, pois o coração sabe.
Ah, não tem conversa, não!

Quem ama, sabe que a vida continua...
E isso não se explica, só se sente.
Um Amor. Uma Luz. Há algo mais...

P.S.:
Sempre é tempo de crescer.
É decisão de alma.
E se é Amor, a Luz acontece.
Seja na Terra, ou no Astral, isso é assim.
E quando o coração fala ao coração, não há mais nada a dizer.

Paz e Luz.
- Wagner Borges – mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
São Paulo, 11 de novembro de 2012.
- Nota:
* Esse texto fará parte de um novo livro sobre vida após a morte que publicarei daqui a alguns meses (com diversos textos alusivos à temática da imortalidade da consciência).
VIVEKA – O DISCERNIMENTO CONSCIENCIAL
Se eu citar Jesus e seus ensinamentos e, até pregar em seu nome, mas não respeitar a crença dos outros, tudo isso de nada adiantará.
Se eu admirar Krishna e cantar mantras e louvores ao divino, mas não tiver amor pela vida, então estarei perdido em mim mesmo.
Se eu meditar profundamente e falar dos ensinamentos dos rishis, mas não vir o divino em tudo, nada serei realmente.
Se eu seguir os ensinamentos de Buda e, até pregar em nome do iluminado, mas não praticá-los nas lides da vida cotidiana, então tudo continuará em trevas dentro do meu coração.
Se eu falar dos ensinamentos dos mestres, ou dos mentores espirituais, mas não viver com alegria nem me apaixonar pelo Todo, com certeza terei perdido o tempo de vida e suas experiências.
Se eu falar de Shiva, mas não transformar o meu ego em servidor da luz, de que adiantará?
Se eu falar dos santos, dos boddhisattvas, dos avatares, ou mesmo dos anjos, mas ainda carregar violência em meu coração, tudo permanecerá estranho dentro de mim.
Se eu falar da luz, mas carregar maldade em meus anseios e portar as faixas escuras do ódio no coração, então andarei em trevas.
Se eu falar da Mãe Divina e de sua doçura incondicional, mas projetar as farpas do egoísmo e da maledicência sobre os outros, estarei emmiséria consciencial.
E se eu estudar os temas conscienciais, mas permanecer cheio de medo diante do invisível e ainda temer as provas do caminho, então só restarão as cinzas de minha ignorância diante do meu olhar de impotência.
Mas, se mesmo diante das dificuldades, eu assumir o comando de minha consciência e melhorar o que penso, o que sinto e o que faço, então serei eu mesmo melhorado.
E essa é a grande riqueza que alcançarei: eu mesmo melhorado!
Não é o que acredito que faz o que eu sou. É o que eu sou, realmente, que me faz como sou.
Por todo tempo, por onde eu for, seja com quem for, que seja eu mesmo, sempre melhorado, sempre aprendendo...
Maravilha das maravilhas, eu mesmo, sempre feliz.
P.S.:
De que adiantam as vitórias efêmeras no mundo, se, por dentro, na casa do coração, reina a desordem e a agitação?
De que adianta ter um corpo lindo, se a alma é pequena e cinzenta?
De que vale encher a cara de bebida, se, por dentro, tudo está ressecado e sem brilho?
De que adianta deitar com alguém na cama, se o coração não chama e o pensamento/sentimento voa para longe, para outro coração?
De que adianta ser arrogante por fora, se, por dentro, o medo de viver corrompe os melhores potenciais do ser?
De que adianta falar de amor, sem amar realmente?
De que adianta “viver sem viver”, só se arrastando, sem outros horizontes?
De que adianta a um homem ganhar o mundo, se ele perder sua alma?
Paz e Luz.
- Wagner Borges – sujeito com qualidades e defeitos, mestre de coisa alguma e discípulo de coisa nenhuma, que sempre agradece ao Todo, por tudo.
Notas:
* Viveka – do sânscrito – discernimento espiritual.
* Rishis – do sânscrito – sábios espirituais; mentores dos Upanishads.
* Bodhisattvas - do sânscrito – são aqueles seres bondosos que estão perto de se tornarem Budas ou Iluminados. Para facilitar a explicação, podemos dizer que eles são canais espirituais ou avatares conscientes do amor de todos os Budas.
* Avatares – do sânscrito – enviados celestes; emissários divinos; seres de luz.

QUANDO...
Quando alguém perguntar quem é você, diga o essencial: que você é uma consciência espiritual temporariamente radicada no plano físico.
Quando alguém perguntar se você acredita em vida após a morte, seja claro na resposta e diga que não acredita, mas que, sim, tem certeza. Porque isso não é questão de crença sua, é certeza íntima (e não é coisa da mente – é valor de coração).
Quando alguém cismar de mensurar o seu nível consciencial a partir da sua alimentação, da sua sexualidade, ou de suas opções de vida, esclareça bem que o seu caráter tem mais a ver com o que você pensa, sente e faz - e que espiritualidade não é doutrina ou patrulhamento ideológico de algum nível sobre a conduta alheia, é estado de consciência. E diga, também, que quem perde tempo julgando o jeito de outro, deixa de prestar atenção em seus próprios defeitos e, por isso, acaba tropeçando na própria jornada. E afirme que só o Todo é que pode mensurar a verdadeira espiritualidade de alguém (pois só Ele conhece o que está realmente no coração do Ser).
Quando alguém perguntar sua nacionalidade ou raça, diga o certo: que você é um cidadão do universo - uma centelha vital do Todo.
Quando alguém perguntar o seu grau espiritual, diga o que um hierofante* diria: que você é um eterno neófito do Todo, sempre aprendendo...
Quando alguém perguntar se você ama, dê um risada gostosa e diga que isso não se explica, só se sente.
Quando alguém perguntar se você é alguma espécie de mestre espiritual, ria mais ainda, e diga que sequer é mestre de si mesmo (então, como poderia ser mestre de alguém?)
Paz e Luz.
- Wagner Borges – mestre de nada e discípulo de coisa alguma.
São Paulo, 11 de outubro de 2012.
- Nota:
* Hierofante - dentro do contexto das iniciações esotéricas da antiguidade, era o mestre que testava os neófitos (calouros) nas provas iniciáticas.

Nasa desmente 'fim do mundo' e alerta sobre suicídios
Cientistas rebatem rumores na internet; um deles diz receber cartas de crianças que cogitam se matar e menciona caso de pais que pensam em assassinar filhos por acreditar em rumores do apocalipse.
Após receber uma enxurrada de cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, a agência espacial americana (Nasa) resolveu 'desmentir' esses rumores na internet.
Nesta quarta-feira (28), a Nasa fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para desmentir que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo.
Segundo o astrobiologista David Morrison, do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa, muitas das cartas expondo preocupações com as teorias apocalípticas são enviadas por jovens e crianças.
Alguns dizem até pensar em suicídio, de acordo com o cientista, que também mencionou um caso, reportado por um professor, de um casal que teria manifestado intenção de matar os filhos para que eles não presenciassem o apocalipse.


'Estamos fazendo isso porque muitas pessoas escrevem para a Nasa pedindo uma resposta (sobre as teorias do fim do mundo). Em particular, estou preocupado com crianças que me escrevem dizendo que estão com medo, que não conseguem dormir, não conseguem comer. Algumas dizem que estão até pensando em suicídio', afirmou Morrison.
'Há um caso de um professor que disse que pais de seus alunos estariam planejando matar seus filhos para escapar desse apocalipse. O que é uma piada para muitos e um mistério para outros está preocupando de verdade algumas pessoas e por isso é importante que a Nasa responda a essas perguntas enviadas para nós.'
Calendário maia
Um desses rumores difundidos pela internet justifica a crença de que o mundo acabará no dia 21 dizendo que essa seria a última data do calendário da civilização maia.
Outro rumor tem origens em textos do escritor Zecharia Sitchi dos anos 1970. Segundo tais teorias, documentos da civilização Suméria, que povoou a Mesopotâmia, preveriam que um planeta se chocaria com a Terra. Alguns chamam esse planeta de Nibiru. Outros de Planeta X.
'A data para esse suposto choque estava inicialmente prevista para maio de 2003, mas como nada aconteceu, o dia foi mudado para dezembro de 2012, para coincidir com o fim de um ciclo no antigo calendário maia', diz o site da Nasa.
Sobre o fim do calendário maia, a Nasa esclarece que, da mesma forma que o tempo não para quando os 'calendários de cozinha' chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.
A agência espacial americana enfatiza que não há evidências de que os planetas do sistema solar 'estejam se alinhando', como dizem algumas teorias, e diz que, mesmo que se isso ocorresse, os efeitos sobre a Terra seriam irrelevantes. Também esclarece que não há indícios de que uma tempestade solar possa ocorrer no final de 2012 e muito menos de que haja um planeta em rota de colisão com a Terra.
'Não há base para essas afirmações', diz. 'Se Nibiru ou o Planeta X fossem reais e estivessem se deslocando em direção à Terra para colidir com o planeta em 2012, astrônomos já estariam conseguindo observá-lo há pelo menos uma década e agora ele já estaria visível a olho nu', diz o site da Nasa.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Artimanhas do astral inferior 
LUIZ REIS ORMONDE 
Militante da Casa-Chefe, médico 
Relato de caso mostra como obsessores podem intuir espírito encarnado a cometer desatinos.
Certa vez relataram-nos que o pai de uma amiga nossa falecera e que essa moça apresentava, em virtude do sofrimento causado por essa perda, alterações graves de comportamento. Fomos falar com a mãe dela e a mãe, muito triste, disse-nos que a moça tentara matá-la, dizendo que depois se mataria também. 
Aconselhamos a mãe a levá-la ao Racionalismo Cristão. Com o auxílio de um tio da moça, isso foi feito. No dia seguinte, por volta das 10 horas da manhã, telefonamos e, feliz, a mãe disse-nos que não a acordara cedo porque era a primeira vez, em semanas, que ela dormia tanto. Concordamos. 
Ela deveria descansar bastante para que seu corpo se recuperasse da obsessão de que fora vítima. Deveria, também, aconselhamos retornar às reuniões do Racionalismo Cristão. Não voltou. Contudo, recuperou-se. Indo apenas uma vez a uma sessão espiritualista do Racionalismo Cristão, recuperou-se. 
Um dia pediu para conversar conosco. Sua dúvida era sobre como poderia o pai, que a amava, desejar que ela e a mãe morressem. Nós lhe explicamos que para ele a morte já não existia. Ao desencarnar, percebera que se mantinha vivo. Só que não podia mais conversar com a esposa e a filha. Passou a desejar que elas também morressem para que, após a desencarnação, ficassem todos juntos como antes. 
Quando ela foi ao Racionalismo Cristão, o espírito do pai foi afastado e levado ao seu mundo espiritual para, dali, planejar a continuidade de sua evolução. Nesse ambiente tranqüilo, com certeza relembrou suas encarnações anteriores, readquiriu a certeza da importância das encarnações para a evolução do espírito e não mais desejou que a esposa e a filha também desencarnassem. 
O pai dessa moça tinha o hábito de ingerir bebidas alcoólicas em excesso e também fumava muito. Advertido por médicos de que,se não parasse, morreria, mesmo assim continuou. 
Estava, com certeza, sob a influência do astral inferior (nesse caso, espíritos que também tinham sido alcoólatras e fumantes e que não se afastaram da superfície do planeta ao desencarnar). Era, apesar disso, um marido, e também um pai, exemplar. 
Vivia para a sua família. Os três eram extremamente unidos. Vi, em minha vida, poucos homens tão dedicados à esposa e à família. 
Quando desencarnou, a filha e a esposa, ao pensarem nele, o atraíam e, sem saber, atraíam também o grupo (provavelmente imenso) de espíritos do astral inferior que o acompanhavam. Ele, o pai, já desencarnado, muitíssimo  confuso, não notou que os espíritos do astral inferior estavam junto dele. 
Apegado ao planeta pelos vícios e pelo desejo de continuar junto da família, mantinha em si a impressão de ainda ter a mesma forma de quando em vida física. 
Os espíritos do astral inferior ficavam atrás dele, longe de sua visão, estimulando-o com pensamentos a intuir a filha para que matasse a mãe e cometesse suicídio. 
As ondas de pensamento perturbadoras eram canalizadas através dele para que chegassem à filha. Como ele não achava que isso seria ruim para elas, porque depois ficariam todos juntos, empolgava-se com a ideia  Só não sabia que após a desencarnação da mãe e da filha ficariam os três presos ao grupo de obsessores. Mãe e filha prender-se-iam ao pai pelo desejo de estarem juntos e os três, através dele,ligados à falange, por causa dos vícios. Com o tempo reforçariam as ondas de pensamento da falange astral (o tal grupo de espíritos do astral inferior). Seriam mais três espíritos a emitir pensamentos, reforçando e amplificando o poder irradiativo da falange do astral inferior. 

Amigos,
Quanto mais a rebeldia humana atinge cifras salientes, temos a sensação de que maior é a misericórdia do Criador para com o gênero humano, permitindo a todos ocasião de avaliar as tortuosidades e de tudo refazer.
Quanto mais a indiferença dos homens alcança níveis calamitosos, percebemos que se faz mais ampla a generosidade do nosso Pai, facultando nos novas instruções que nos chegam da Imortalidade Feliz.
Quanto mais se acrescem as dores terrestres, distribuídas nas faixas do corpo e da alma, sentimos que mais o Coração dos Céus se enche de enternecimento pelas criaturas, permitindo os progressos da farmacologia e o avanço da psicologia, a fim de que ninguém se possa queixar de abandono e desespero pelos caminhos.
Quanto mais os passos da humanidade optam por roteiros contrários aos da Casa do Pai, entendemos o quanto de piedade é derramado sobre nós, através dos renovados convites e dos instantes apelos que nos são dirigidos das Alturas.
O tempo de agora, sem embargo, chama-nos a iniciar ou a prosseguir os nossos esforços no sentindo de abrir mão das posições rebeldes, das atitudes de indiferença, de modo a romper os vínculos com sofrimentos, francamente desnecessários, para seguirmos conscientes e bem dispostos para o nosso destino espiritual, que é a integração com as luzes estelares, tornando-nos um com Jesus Cristo, como Ele foi um com o Pai do Céu, após Seus roteiros de angélica evolução.
Não nos cabe mais relegar o ensejo; não devemos mais procrastinar o dia da perene claridade, que nos aguarda nas dimensões espirituais. O tempo de ventura e crescimento para Deus precisa ser muito bem administrado por nós, os milenários jornadeiros da evolução terrena, a fim de que não mais percamos essas preciosas ensanchas de conquista da paz e da alegria, que a existência no mundo nos ofertam.
(Psicografada em 26.02.2006 por Raul Teixeira/Espírito Luiz Carlos da Veiga)
SE A TRISTEZA VIER
Se a tristeza vier por qualquer motivo,
faça o seguinte:
Assopre o pensamento triste,
deixe escorrer a última lágrima,
conte até vinte.
Abra então a janela,
aquela que dá para o vôo dos pardais,
procure a luz que pisca lá na frente
(evite as sombras que ficaram lá pra trás).
Ao encontrá-la,
coloque-a dentro do peito de tal jeito,
que possa ser notada do lado de fora;
acrescente agora uma pitada de poesia,
do tipo que passa por nós todos os dias
e nem sequer consegue ser notada;
aumente o brilho,
com toda intensidade de que um sorriso é capaz.
A felicidade é o seu limite,
e o paraíso é você mesmo quem faz
Não se esqueça jamais disso e viva feliz!!!
(Autor Desconhecido)
ENVELHECER SEM FICAR DOENTE!
Dr. Lair Ribeiro
Assim como uma lâmpada que estava brilhando queima num instante, você deve brilhar até o fim. Quando se perde a autonomia pela vida a vida deixa de ter graça. Então, o segredo é acrescentar ...
vida à sua vida. A ciência que mais se desenvolve é a nutrição. Ninguém é refém da sua hereditariedade. Pré-disposições podem não se desenvolver. Exemplo: se você ingere repolho, couve-flor, nabo, couve de bruxelas, brócolis, que contém substâncias que previnem o aparecimento do câncer de mama. Tudo depende do ambiente para que o gene se manifeste ou não.Hipócrates dizia: “Deixe o seu alimento ser o seu remédio e o seu remédio ser o seu alimento”.
CARBOIDRATOS COM PROTEÍNAS FAZEM BEM?
O que é melhor? Consumir pão com mortadela ou somente pão? O melhor é consumir carboidrato com proteína porque assim o alimento levará mais tempo para se dissolver e não haverá picos de insulina. Também é importante ter em mente que: Devemos tomar café como reis, almoçar como príncipes e jantar como mendigos. Depois das 18 horas o que você come fica com você a vida toda.... (o Dr. Lair Ribeiro brincou). Uma experiência relatou que dois grupos consumiram três mil calorias diárias. O grupo que consumiu mais calorias à noite engordou, enquanto que o grupo que consumiu a maior parte das calorias pela manhã emagreceu.
Quando você dorme com a barriga cheia VOCÊ envelhece mais rapidamente. Isso acontece porque a glicose bloqueia o hormônio do crescimento, que é o mesmo hormônio que mantém a juventude. Então, você terá mais facilidade para engordar e mais rápido será seu envelhecimento.
BANHA DE PORCO OU ÓLEO DE CANOLA?
Antigamente as pessoas cozinhavam com banha de porco, que é muito mais saudável do que o óleo vegetal comprado no supermercado. Mil vezes a banha de porco usada por nossa avó do que o óleo de canola. Muitos adoecem devido ao consumo desse óleo. A pessoa que consome esse óleo pensando que ele é bom porque é mais caro, durante dez a quinze anos, pode apresentar lesão cardíaca.
LUZ OU TOTAL ESCURIDÃO NA HORA DE DORMIR?
Dormir no escuro faz muito bem. O ser humano foi feito para dormir no escuro absoluto. Se a pessoa dorme com alguma luzinha acessa, a melatonina, hormônio da juventude, que evita o câncer e é anti-oxidante e regula seu sono, fica bloqueada. Nenhuma luz deve estar acessa no quarto, nem mesmo a do DVD. Não se deve deixar nenhuma luz acessa, nem para ir ao banheiro. Quando a criança dorme no escuro, o seu sistema imunológico melhora. Dormindo no escuro, a tendência é emagrecer. Quando dormimos com a luz acessa, o cérebro interpreta como se o dia estivesse nascendo, provocando envelhecimento precoce e aumento de peso.
Em 1890, nos Estados Unidos, APENAS três por cento da população era gorda. Hoje, 66% da população têm excesso de peso. Em 1890 todos dormiam no escuro. Antes os homens obedeciam os sinais da natureza.
EXERCÍCIOS FÍSICOS
A Organização Mundial da Saúde diz que as pessoas devem dar, no mínimo, dez mil passos por dia. Existe um aparelho que custa 35 reais “pedômetro”. Esse aparelho é colocado na cintura quando a pessoa acorda. No final do dia, pode-se ver quantos passos foram dados. Menos que dez mil passos indicam sedentarismo. O organismo precisa gastar energia, estimulando as células e os músculos.
DIABÉTICOS
Para dos diabéticos o melhor tratamento, o primeiro de todos, deve ser a atividade física. O diabético deve comer menos por refeição e fazer seis refeições por dia para não ter picos de açúcar.
QUANTO VAMOS VIVER?
Para saber quanto uma pessoa vai viver, segundo LAIR RIBEIRO, ela deve medir sua insulina em jejum verificando se está próximo de 90. A boa notícia é que não importa a idade em que uma pessoa começa a se tratar. Quem cura o corpo não é o médico mas o próprio corpo. E nunca é tarde. Um médico dos EUA, aos 67 anos de idade, fez 44 exames para fazer uma experiência com seu próprio corpo. Ele começou a se cuidar, de verdade, aos 67 anos e aos 80 refez todos os 44 exames que havia feito aos 67 anos. Ele estava mais jovem aos 80 anos.
REFRIGERANTES = VENENO
Refrigerantes equivalem à cerveja. Uma lata de cerveja provoca uma lesão de 92% no corpo. Uma lata de refrigerante provoca 90% de lesão no corpo. Refrigerantes devem ser abolidos da nossa vida para sempre. Os refrigerantes sem calorias são ainda mais venenosos.
MULHERES
As mulheres demoram mais para envelhecer se comparadas aos homens. Uma mulher com 60 anos preserva a força física, de quando tinha 20 anos, em 90 a 95%.Já os homens preservam apenas de 60 a 65% da força física que tinham nessa idade. As mulheres vivem de 8 a 9 anos mais do que os homens. As mulheres enxergam e ouvem mais que os homens. Dez por cento dos homens são daltônicos  Os homens não conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. As mulheres têm mais conexões com partes do cérebro e maior capacidade de comunicação.
OVO – SEGUNDO MELHOR ALIMENTO
O alimento mais perfeito do mundo é o leite materno. O segundo alimento mais perfeito do mundo é o ovo. Tudo o que a vida precisa está no ovo. Há 13 anos o Dr. Lair Ribeiro come de cinco a seis ovos por dia. Toda a manhã, ele consome três ovos cozidos. Segundo ele, nunca houve uma pesquisa científica que provasse que o ovo aumenta o colesterol ruim. O que aumenta o colesterol ruim é a forma de preparação do ovo. A luteína (parte amarela do ovo) é excelente para manter a visão. Ele não usa óculos e tem 65 anos.
AZEITE DE OLIVA
O azeite de oliva é outro excelente aliado para que se tenha uma boa saúde. Ele tem que ter quatro importantes características:
PRENSADO A FRIO
EXTRA VIRGEM
VIDRO ESCURO (o vidro claro expõe o azeite à luz, oxidando-o)
E NUNCA VIR EM LATA (a lata libera metal pesado)
Deve-se tomar entre duas a três colheres de azeite por dia para viver mais e melhor.
VINHO
Outro aliado importante, usado na dieta mediterrânea, é o vinho. O vinho contém RESVERATROL. O resveratrol é uma substância que estimula os genes da longevidade. Quando ativados, a pessoa vive mais tempo.
CEBOLA
A secretina, presente na cebola, também estimula esse gene.
CHÁ VERDE
Importantíssimo para ter uma vida mais longa e a saudável. Quem faz uso do chá verde dificilmente vai ter câncer.
SOL
Outra dica, o SOL. O sol é um grande aliado da vida saudável. Ele nos dá a vitamina D3 que previne a osteosporose. Nossos antepassados tomavam sol e tinham mais saúde. Devemos tomar sol todos os dias, não exageradamente, é claro. Quando não havia antibióticos as pessoas se curavam da tuberculose, da sífilis, da psoríase com sol.
Dr.Lair termina a sua palestra afirmando:
EVITE O MAL, FAÇA O BEM, VIVA SUA VIDA EXTRAORDINARIAMENTE.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


A ENERGIA DOS ANIMAIS*
(Entrevista Sobre a Sensibilidade dos Animais)
- Por Wagner Borges -
1) Os animais são realmente mais sensíveis às energias do ambiente do que nós? Por que isso ocorre?
Resposta: Sim, eles são realmente mais sensíveis às energias ambientais.
Isso ocorre porque a sensibilidade dos animais supera a do próprio ser humano. Eles estão mais ligados aos ciclos da natureza e consequentemente, às suas variações energéticas, talvez, até mesmo por puro instinto.
E como eles se baseiam mais nos sentidos do que na mente consciente (caso do ser humano, com sua mente cheia de neuroses, culpas, medos e bloqueios psíquicos variados), isso favorece sua percepção em relação ao meio ambiente energético.
2) Eles percebem as energias sutis por meio das patinhas (caso de gatos e cães)?
Resposta: No caso dos felinos, lobos e cães, isso é verdadeiro porque, como a coluna deles está posicionada na horizontal (diferente da coluna do ser humano, que está na vertical e por isso, capta mais energias de cima, do espaço e de outros planos), eles se apoiam nas patas e sentem muitas coisas por intermédio delas. Além do mais, eles também possuem centros energéticos (pequenos chacras) no centro das patas e captam energias por elas.
3) O que podemos fazer para equilibrar a energia deles, mantendo-os saudáveis? Existe algo simples que uma pessoa sem iniciação em reiki, cura prânica ou outras terapias pode fazer para ajudá-los? Se sim, o que?
Resposta: Quando uma pessoa trabalha com cura, ela está acostumada a passar energias, e isso facilita muito a passagem de vibrações sadias para os animais. Contudo, sem esse preparo técnico e psíquico, a melhor maneira de fazer isso é amando os seus bichinhos, pois fazer carinho é uma forma de passar energias sadias.
E para aqueles que oram (independente de sua crença), é muito bom fazer isso com seus animais por perto, ou mesmo segurando-os no colo.
Do mesmo jeito que pedimos ao Céu para proteger os nossos entes queridos, também podemos orar a favor dos nossos parceirinhos de jornada. Afinal, eles também fazem parte de nossa família. E isso é uma forma eficaz de passar energia legal para eles.
4) De que forma a energia densa de um ambiente pode afetá-los?
Resposta: Da mesma forma que pode afetar os seres humanos também: por contato energético e psíquico. Quando um animal entra em contato com alguém negativo ou com algum ambiente ou objeto carregado de vibrações pesadas, ele sente os efeitos imediatamente e, em consequência, pode até adoecer.
5) Uma vez, li que uma pessoa que ama muito seus animais pode fazer afirmações positivas ao acariciá-los, falando: você é feliz, você é saudável. Você acredita nesse tipo de forma-pensamento?
Resposta: Isso é verdadeiro sim. E não precisa ser só afirmações positivas, mas também, qualquer coisa boa falada e projetada para eles. Eu mesmo faço isso com o Rama**, o meu cachorrinho (um Yorkshire Terrier, de três anos de idade). Faço carinho e converso com ele, dizendo-lhe: “como você é bonito”; ou, “você é o parceirão do papai”; ou ainda, “você é muito amado”.
A presença de um ser humano sadio perto dos animais acelera a evolução deles, pela própria relação afetiva que se forma; e, em contrapartida, também acelera a evolução do ser humano, que aprende muito com esses parceirinhos de jornada, principalmente na questão do amor incondicional deles.
Resumindo: quando há amor, a relação é boa para ambos!
- Notas:
* Essa entrevista foi realizada para publicação numa revista, mas não foi publicada integralmente. Então, aqui está disponibilizada na íntegra.
** Ver os dois textos que escrevi sobre o Rama no site do IPPB, nos seguintes endereços específicos:
Obs.: Eis aqui mais dois links para textos que esclarecem sobre a questão dos animais, suas condições extrafísicas e a presença de protetores espirituais junto a eles:
“Nas Asas do grande Espírito, Senhor de Todas as Vidas” -
“Filhos de Manitu – IV” -
UM ANJO COM CARA DE GENTE
Quando eu levantei-me das cinzas de meus infortúnios, você estava lá me esperando com a mão estendida.
Não me recriminou, apenas estendeu-me a mão e sorriu.
E eu senti o toque de um Amor incondicional.
O tempo passou e recuperei-me.
Descobri novos rumos e caminhei...
Foi duro, mas verguei meu ego e aprendi o valor de um sorriso.
Acho que você já sabe, mas seu sorriso silencioso e seu abraço na hora providencial arrebataram-me do fundo do poço.
Nos piores momentos de minha recuperação, era de você que eu me lembrava.
Eu era inconsequente e injusto com todos, mas um anjo velava por mim.
Eu não sabia que os anjos eram dotados de tanta paciência e nem que tinham cara de gente. Imaginava-os lá no Céu e distantes de caras como eu.
Mas o descobri com a mão estendida para mim no meu buraco dolorido e trevoso.
Sabe?... Sei que você não gosta de ser chamado de anjo.
Mas, para mim, você tem asas brilhantes, apenas disfarçou-as de mãos estendidas. Inclusive, sei que você diminuiu sua própria luz para não brilhar tanto nem machucar caras obscuros como eu.
Você tem cara de gente, mas seu sorriso não é daqui.
E esse brilho em seus olhos revela tanta coisa...
Algo me diz que você é um anjo solar que baixou na cova de um homem trevoso e injusto. Cara, sem a sua mão estendida, onde eu estaria agora?
Gostaria que o mundo soubesse que caras trevosos também são amados.
Que os anjos visitam as covas trevosas e transformam infelizes recalcitrantes em seres trabalhadores.
Que além do ego e da dor, pontificam seres solares cheios de presentes em forma de luz e sorrisos silenciosos.
Que o Amor é capaz de transformar qualquer coisa.
Que uma mão estendida na hora certa representa muito, e que os olhos brilhantes ensinam mais do que milhões de livros.
Que alguém é capaz de sair da cova de suas dores e tocar a vida em frente...
Além do orgulho que enterra suas melhores chances.
Eu fui visitado por um anjo com cara de gente e saí da cova do ego.
Ele ensinou-me a brilhar em meio às experiências de vida.
Ele ensinou-me a voar, além dos sonhos...
Ele me amou, e eu aprendi o valor do Amor incondicional.
Ele voou e levou-me junto, além das covas, rumo ao Sol.
Dizem que os benfeitores espirituais são apenas pessoas extrafísicas.
Mas, para mim, são anjos com cara de gente e moram no Sol.
E um deles continua sorrindo para mim...

- Anônimo -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - São Paulo, 24 de novembro de 2000.)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Existem trinta 38 Florais de Bach, veja a seguir a lista deles com suas indicações:
1)Agrimony - É usado para tratar a ansiedade no sistema Bach, muito usado para alcoolismo obesidade, ou mesmo para quem quer esconder ou disfarçar os seus problemas.
2)Aspen - Para quem tem medo indefinido, ligados a exoterismo, crença, religião ou pressentimentos.
3)Beech - Destinado a pessoas que não conseguem ser compreensivas e tolerantes. É indicado para perfeccionistas também, ou para pessoas arrogantes e intolerantes.
4)Centaury - Para pessoas que não conseguem deixar de ser submissas, para quem não sabe dizer não, ou quem tem vontade fraca.
5)Cerato - Para indecisos em geral: Indicado para as pessoas que tem dificuldade em tomar decisões, e sempre dependem de opiniões alheias, ou acabam pedindo conselhos para tudo.
6)Cherry Plum - Este floral é para as pessoas impulsivas. É indicado para quem tem falta de controle emocional e também recomendado para pessoas que tem medo de perder o controle emocional.
7)Chestnut Bud - Para quem não aprende com os próprios erros, e acabam sempre voltando a comete-los. Ajuda a ter a consciência de suas próprias experiências. Também é ótimo para estudar e aprender.
8)Chicory - Indicado para pessoas possessivas e egoístas, quem sempre espera que os outros submetam-se ao seus princípios, e indicado para pessoas que dão valores apenas materiais. 
É também recomendado para quem é super protetor  inseguro e fica magoado, incompreendido e sente-se rejeitado com facilidade.
9)Clematis - Indicado para pessoas que sempre estão pensando no futuro, tem sono excessivo, escutam sem ouvir. Recomendado pessoas "voadoras" em geral que não concretizam seus objetivos. Traz o indivíduo novamente à realidade.
10)Crab Apple - Indicado para limpeza do corpo e da alma, para pessoas que tem vergonha de sí, problemas de pele, costumes perniciosos, medo de contato físico e ideias fixas, ele serve para limpar a mente.
11)Elm - É indicado para pessoas que não conseguem ter responsabilidades e sentem sobrecarregados devido as obrigações que são impostas pela vida. Ótimo para dores no corpo, é analgésico para alma.
12)Gentian - É um ótimo anti-depressivo, para quem sofre de depressão sem causa. Ele é um ótimo estimulante para pessoas sem ânimo.
13)Gorse - Para quem perdeu as esperanças por completo, ou desistiu de lutar. Indicado para casos graves de doença, que nada deu resultado.
14)Heather - Para quem é carente, solitário e nescessita ser ouvido por alguém. É conhecido como o floral dos "tagarelas", para aqueles que precisam trazer todos os assuntos das conversas para sí mesmas.
15)Holly - É conhecido como o antídoto do ódio. Indicado a pessoas de mal com a vida em geral: Que sofrem de ciúmes, ódio, desprezo, frustração egoísmo e temperamento violento.
16)HoneySuckle - Para quem vive no passado este é o floral indicado, além de servir para trazer a pessoa para o presente é indicado a quem vive no exterior e ficou com saudades, ou quem perdeu entes queridos e ficou preso em lembranças, sendo indicado para órfãos ou idosos que ficaram preso as lembranças.
17)HornBean - Para quem sofre de cansaço físico e mental que não conseguem dar conta das obrigações do dia-a-dia. Dá forças e energia emocional.
18)Impatiens - Indicado as pessoas irritadas e sem paciência, ou quem gosta de trabalhar sozinho e consideram todos com o pensamento mais lento. Indicado para hiperatividade, tensão mental e inquietude.
19)Larch - Para quem é introvertido ou ainda, para quem tem síndrome de inferioridade.
20)Mimulus - Indicado a todos os tipos de fobias  como por ex.: Medo de aranhas (Aracnofobia), medo de ficar enclausurado (Claustrofobia), medo de multidão... Também indicado para tímidos, ou tem medo do novo, e para quem sexualidade reprimida.
21)Mustard - É o floral menos utilizado. Ele é indicado para depressão profunda sem causa cíclica.
22)Oak - Indicado para quem tem forte sentimento de cumprir seu dever mas sente-se cansado. Recomendado para quem trabalha muito e esconde o cansaço e acabam ficando só doentes nos fim de semanas.
23)Olive - Para quem tem esgotamento físico e mental, indicado a quem está em recuperação de acidente. Ótimo tônico para reativar a energia.
24)Pine - Ótimo para quem carrega o peso do mundo nas costas. Para quem se responsabiliza pelos outros e sofre de fortes sentimentos de culpa, e recriminam-se pelos erros das outras pessoas.
25)Red Chestnut - Para quem tem medo ou preocupações desproporcionais para os outros, por exemplo: Uma mães que se preocupa excessivamente com o filho. Ajuda a pessoa a devolver a devida proporção a preocupação.
26)Rock Rose - Para pessoas que sofrem da síndrome do pânico. Destinado a quem tem que passar por situações que exigem muito stress por ter medo de doenças, acidentes ou risco de suicídio.
27)Rescue Remedy - Este é conhecido como o floral anti-stress, muito usado para trazer a calma e paz.
28)Rock Water - Para pessoas rígidas, severas, que acham que todos tem que segui-los. Para pessoas que sofrem de repressão, ou quem sofre de auto-disciplina muito grande.
29)Scleranthus - É destinado a quem sofre de indecisões, além de ser indicado para instabilidade de humor, bipolaridade e também para enjôo.
30)Star of Bethlehem - É um neutralizante para quem sofre de traumas ou perdas do passado.
31)Sweet Chestnut - Para angústia aguda, quem tem aperto no peito por tristeza profunda. É para aqueles que acham a angústia insuportável.
32)Vervain - É para quem está muito eufórico. Quer convencer todo mundo no que acredita. Destinado a quem é sensível a injustiças e defendem os fracos e oprimidos.
33)Vine - Para quem é dominador, sado-masoquista ou inflexível, ditatoriais, para quem visa o fim usando qualquer meio, sofre de pressão alta. Também indicado para quem domina o lar com mãos de ferro.
34)Walnut - É o remédio das mudanças, menopausa, puberdade, ciclo menstrual. Para quem quer se livrar de influência tambem é indicado.
35)Water Violet - Para pessoas orgulhosas e indiferentes. Ele é destiona a quem é solitário e independente. Ajuda a ser mais perceptível. É o floral do orgulho.
36)White Chestnut - Para quem sofre de tormento mental este é o floral indicado. para quem tem pensamentos indesejados, ou para quem tem neuroses ou pensamentos fixos.
37)Wild Oat - Para quem está perdido entre a vontade e a realização. É o floral para vestibulandos e para quem quer passar em concursos.
38)Wild Rose - Para quem não consegue se esforçar para melhorar as situações. para quem se conforma com as situações, que vivem totalmente apáticas  Acham sempre: "É meu carma", ou "É meu destino". Muito útil para aposentados.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Grande Transição
Opera-se, na Terra, neste largo período, a grande transição anunciada pelas Escrituras e confirmada pelo Espiritismo.
O planeta sofrido experimenta convulsões especiais, tanto na sua estrutura física e atmosférica, ajustando as suas diversas camadas tectônicas, quanto na sua constituição moral.
Isto porque, os espíritos que o habitam, ainda caminhando em faixas de inferioridade, estão sendo substituídos por outros mais elevados que o impulsionarão pelas trilhas do progresso moral, dando lugar a uma era nova de paz e de felicidade.
Os espíritos renitentes na perversidade, nos desmandos, na sensualidade e vileza, estão sendo recambiados lentamente para mundos inferiores onde enfrentarão as conseqüências dos seus atos ignóbeis, assim renovando-se e predispondo-se ao retorno planetário, quando recuperados e decididos ao cumprimento das leis de amor.
Por outro lado, aqueles que permaneceram nas regiões inferiores estão sendo trazidos à reencarnação, de modo a desfrutarem da oportunidade de trabalho e de aprendizado, modificando os hábitos infelizes a que se têm submetido, podendo avançar sob a governança de Deus.
Caso se oponham às exigências da evolução, também sofrerão um tipo de expurgo temporário para regiões primárias entre as raças atrasadas, tendo o ensejo de serem úteis e de sofrer os efeitos danosos da sua rebeldia.
Concomitantemente, espíritos nobres que conseguiram superar os impedimentos que os retinham na retaguarda, estarão chegando, a fim de promoverem o bem e alargarem os horizontes da felicidade humana, trabalhando infatigavelmente na reconstrução da sociedade, então fiel aos desígnios divinos.
Da mesma forma, missionários do amor e da caridade, procedentes de outras Esferas estarão revestindo-se da indumentária carnal para tornar essa fase de luta iluminativa mais amena, proporcionando condições dignificantes que estimulem ao avanço e à felicidade.
Não serão apenas os cataclismos físicos que sacudirão o planeta, como resultado da lei de destruição, geradora desses fenômenos, como ocorre com o outono que derruba a folhagem das árvores, a fim de que possam enfrentar a invernia rigorosa, renascendo exuberantes com a chegada da primavera, mas também os de natureza moral, social e humana que assinalarão os dias tormentosos, que já se vivem.
Os combates apresentam-se individuais e coletivos, ameaçando de destruição a vida com hecatombes inimagináveis.
A loucura, decorrente do materialismo dos indivíduos, atira-os no abismos da violência e da sensatez, ampliando o campo do desespero que se alarga em todas as direções.
Esfacelam-se os lares, desorganizam-se os relacionamentos afetivos, desestruturam-se as instituições, as oficinas de trabalho convertem-se em áreas de competição desleal, as ruas do mundo transformam-se em campos de lutas perversas, levando de roldão os sentimentos de solidariedade e de respeito, de amor e de
caridade...
A turbulência vence a paz, o conflito domina o amor, a luta desigual substitui a fraternidade.
... Mas essas ocorrências são apenas o começo da grande transição.
A fatalidade da existência humana é a conquista do amor que proporciona plenitude. Há, em toda a parte, uma destinação inevitável, que expressa a ordem universal e a presença de uma Consciência Cósmica atuante.
A rebeldia que predomina no comportamento humano elegeu a violência como instrumento para conseguir o prazer que lhe não chega de maneira espontânea, gerando lamentáveis consequências, que se avolumam em desaires contínuos.
É inevitável a colheita da sementeira por aqueles que a fez, tornando-se rico de grãos abençoados ou de espículos venenosos.
Como as leis da vida não podem ser derrogadas, toda objeção que lhes faz converte-se em aflição, impedindo a conquista do bem-estar.
Da mesma forma, como o progresso é inevitável, o que não seja conquistado através do dever, selo-á pelos impositivos estruturais de que o mesmo se constitui.
A melhor maneira, portanto, de compartilhar conscientemente da grande transição é através da consciência de responsabilidade pessoal, realizando as mudanças íntimas que se tornem próprias para a harmonia do conjunto.
Nenhuma conquista exterior será lograda se não proceder das paisagens íntimas, nas quais estão instalados os hábitos. Esses, de natureza perniciosa, devem ser substituídos por aqueles que são saudáveis, portanto, propiciatórios de bem-estar e de harmonia emocional.
Na mente está a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem domínio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos.
O indivíduo, que se renova moralmente, contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta.
Não é necessário que o turbilhão dos sofrimentos gerais o sensibilize, a fim de que possa contribuir eficazmente com os espíritos que operam em favor da grande transição.
Dispondo das ferramentas morais do enobrecimento, torna-se cooperador eficiente, em razão de trabalhar junto ao seu próximo pela mudança de convicção em torno dos objetivos existenciais, ao tempo em que se transforma num exemplo de alegria e de felicidade para todos.
O bem fascina todos aqueles que o observam e atrai quantos se encontram distantes da sua ação, o mesmo ocorrendo com a alegria e a saúde.
São eles que proporcionam o maior contágio de que se tem notícia e não as manifestações aberrantes e afligentes que parecem arrastar as multidões. Como escasseiam os exemplos de júbilo, multiplicam-se os de desespero, logo ultrapassados pelos programas de sensibilização emocional para a plenitude.
A grande transição prossegue, e porque se faz necessária, a única alternativa é examinar-lhe a maneira de como se apresenta e cooperar para que as sombras que se adensam no mundo sejam diminuídas pelo Sol da imortalidade.
Nenhum receio deve ser cultivado, porque, mesmo que ocorra a morte, esse fenômeno natural é veículo da vida que se manifestará em outra dimensão.
A vida sempre responde conforme as indagações morais que lhe são dirigidas.
As aguardadas mudanças que se vêm operando trazem uma ainda não valorizada contribuição, que é a erradicação do sofrimento das paisagens espirituais da Terra.
Enquanto viceje o mal, no mundo, o ser humano torna-se-lhe vítima preferida, em face do egoísmo em que se estorcega, apenas por eleição espiritual.
A dor momentânea que o fere, convida-o por outro lado, à observância das necessidades de seguir a correnteza do amor no rumo do oceano da paz.
Logo passado o período de aflição, chegará o da harmonia.
Até lá, que todos os investimentos sejam de bondade e de ternura, de abnegação e de irrestrita confiança em Deus.
(Mensagem psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, Autor: Joanna de Ângelis (espírito)no dia 30 de Julho de 2006, no Rio de Janeiro, RJ. Publicada na revista ‘Presença Espírita’, Setembro/Outubro 2006, Nº 256, pág 28 e 29)

Médiuns tem cérebro analisado por cientistas durante psicografia
Postado por DAVID BISETTO em terça, novembro 20, 2012 Em: Comportamento


Psicografia científica
Cientistas brasileiros e norte-americanos usaram as mais modernas técnicas de neuroimagens para analisar o cérebro de médiuns brasileiros.
Os estudos foram feitos durante sessões de psicografia, uma forma de comunicação em que o espírito de uma pessoa já falecida escreve por meio das mãos do médium. A nova pesquisa revelou resultados intrigantes da atividade cerebral, como um estado descrito pelos cientistas como "dissociativo". Os médiuns mais experientes apresentaram uma redução na atividade cerebral, apesar do complexo conteúdo escrito produzido por eles.
Os resultados foram publicados na revista científica PLOS ONE.
Ciência e mediunidade
"Já se sabe que as experiências espirituais afetam a atividade cerebral. Mas a resposta cerebral à mediunidade, a prática de supostamente estabelecer comunicação ou ser controlado por uma pessoa já falecida, tem recebido pouca atenção científica," disse Andrew Newberg, da Universidade Thomas Jefferson (EUA), que coordenou o estudo. Segundo ele, a partir destas primeiras constatações, novos estudos sobre o assunto deverão começar a ser feitos. Foram analisados 10 médiuns, cinco deles classificados como "experientes" e cinco como "menos experientes".
Todos receberam uma injeção de um marcador radioativo (radiofármaco) para capturar sua atividade cerebral durante processos normais de escrita e durante a prática da psicografia, que envolve um estado similar ao transe. Os médiuns foram analisados usando um exame chamado SPECT (single photon emission computed tomography, tomografia computadorizada por emissão de fóton único), que é capaz de registrar as áreas ativas e as áreas inativas do cérebro a cada momento.
Transe mediúnico
O estudo mostrou que os psicografistas experientes apresentaram menores níveis de atividade no hipocampo esquerdo (sistema límbico), giro temporal superior direito e regiões do lobo frontal do cingulado anterior esquerdo e giro pré central direito durante a psicografia, em comparação com sua escrita normal, fora do transe mediúnico.
As áreas do lobo frontal estão associadas com o planejamento, raciocínio, produção da linguagem, movimento e resolução de problemas. Os cientistas levantam a hipótese de que isto reflete, durante o transe mediúnico, uma ausência de foco, autopercepção e consciência durante a psicografia. Já os médiuns menos experientes apresentaram exatamente o efeito oposto, o que os cientistas sugerem estar associado ao maior esforço que eles fazem para executar a psicografia.
Avaliação neurocientífica da mediunidade
Os textos psicografados foram analisados pelos cientistas, que verificaram que os textos produzidos durante o transe mediúnico apresentaram complexidades maiores do que aqueles produzidos espontaneamente pelo próprio médium para referência, que não eram oriundos de psicografia. Em particular, os médiuns mais experientes produziram textos com maiores pontuações no quesito complexidade, que normalmente exigiriam mais atividade no córtex frontal e temporal - exatamente o oposto do que os exames verificaram. O conteúdo produzido durante as psicografias versava sobre princípios éticos, a importância da espiritualidade, e a aproximação entre ciência e espiritualidade.
"Esta que é a primeira avaliação neurocientífica já realizada dos estados de transe mediúnico revela alguns dados interessantes para melhorar a nossa compreensão da mente e sua relação com o cérebro. Estas descobertas merecem estudos mais aprofundados, tanto em termos de replicação quanto de hipóteses explicativas," concluiu o Dr. Newberg.
O estudo foi orientado pelo Dr. Newberg e contou com a participação dos brasileiros Julio Fernando Peres (Universidade da Pensilvânia), Alexander Moreira Almeida e Leonardo Caixeta (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Frederico Leão (Universidade de São Paulo).
Fonte: Diário da saúde
DROGAS
1 – A preocupante escalada de drogas como crack, cocaína, maconha e heroína tem algo a ver com a influência de Espíritos obsessores?
Sem dúvida, não apenas como uma indução ao vício, mas, também, como sustentação dele. Obsessores começam sugerindo aos incautos que experimentem determinada droga, acenando-lhes com um céu artificial. Depois de instalada a dependência, empenham-se em neutralizar seus esforços quando dela pretendam livrar-se.
2 – Com que objetivo o fazem?
As motivações são variadas. Perseguidores espirituais procuram induzir suas vítimas ao vício, a fim de que mais facilmente possam exercitar sua vingança, em virtude de ofensas passadas. Espíritos com a ambição do domínio veem no vício uma maneira mais fácil de sujeitar pessoas à sua influência. E há, também, os viciados do Além que se lhes associam.
3 – Viciados do Além?
O vício não condiciona apenas o corpo físico. O corpo espiritual, o perispírito, também é afetado. Na espiritualidade não há possibilidade de atender à compulsão. Então o viciado desencarnado liga-se ao viciado encarnado para que, por associação psíquica, possa satisfazer-se. É uma espécie de transe mediúnico às avessas. Ao invés de o médium transmitir o pensamento do Espírito, é o Espírito que colhe as sensações do médium.
4 – Essa seria uma das razões pelas quais é tão difícil vencer o vício?
Sem dúvida. O viciado do Além não quer perder o seu instrumento e o pressiona sempre que o veja tentando escapar de sua influência, submetendo-se a tratamentos variados. A reincidência é grande, por fraqueza do encarnado e por influência do desencarnado. É comum que, após longo tratamento de desintoxicação em hospitais especializados, o viciado sofra uma recaída, sob indução de seus parceiros invisíveis.
5 – Como vencer essa dificuldade?
Em primeiro lugar é preciso saber se o viciado quer realmente superar a dependência, sem o que nenhum tratamento surtirá efeito. Em caso afirmativo, há os cuidados médicos, que devem ser paralelos ao tratamento espiritual no Centro Espírita, com passes, orientações doutrinárias, reuniões de desobsessão e, principalmente, cultivo da oração.
6 – Por que a oração?
É ela que o colocará em contato com os bons Espíritos, habilitando-o a receber ajuda efetiva, assimilando as boas influências que o fortalecerão no propósito de vencer a compulsão que surge a partir do condicionamento físico e da influência dos viciados e perseguidores do Além.
7 – Há pessoas que, não obstante orarem, contritas, dispostas a superar o vício, sempre sofrem recaídas.
Faltou-lhes fé. Nenhuma compulsão resiste ao poder soberano de Deus. Quando o viciado sofre uma recaída é que lhe faltou confiar na bondade divina. Deus é infinitamente mais poderoso do que o vício ou os viciados do Além.
8 – No que o Espiritismo pode contribuir para conter a escalada dos vícios?
Oferecendo-nos uma ampla visão das realidades espirituais, das consequências funestas do vício, que provoca desajustes que demandarão, não raro, existências inteiras para serem superados, e muito sofrimento. As religiões tradicionais especulam sobre o inferno, com fantasias que não convencem. O Espiritismo coloca-nos em contato com as almas que estagiam no inferno (leia-se regiões umbralinas transitórias), a nos informarem, com todas as letras, das tristes consequências do vício. Já não se trata de crer, mas de saber.
Por: Richard Simonetti

domingo, 18 de novembro de 2012

QUAL É O TRUQUE DO ESPIRITISMO.
Esta semana, um irmão de outra doutrina, compartilhou um de meus textos e me acusou de ser “capcioso” de citar passagens do evangelho como forma de atrair pessoas para o espiritismo...
Bem, numa coisa o irmão esta certo. Assim como em qualquer doutrina cristã, em meus textos cito mesmo os evangelhos. Mas não quero atrair ninguém para o espiritismo.
O Espiritismo tem alguns hábitos que talvez sejam estranhos a este irmão que citei...
-O Espiritismo não faz proselitismo, nem promete “salvação” para atrair as pessoas. 
Os Centros Espíritas estão de portas abertas. Entra quem quer. E ao entrar, a primeira coisa que você vai aprender, é que ninguém ali vai te dar a salvação. Só você, assumindo responsabilidade pelos seus atos e evoluindo no amor poderá alcançar a salvação. 
-Num Centro Espírita, não existe hierarquia. Nada de Padres, Pastores e Ovelhas. O único líder num Centro Espírita, é Jesus. Depois dele, todos , absolutamente todos os frequentadores de um Centro Espírita são iguais.
-Também irmão, os Centros Espíritas tem outro hábito estranho: Nós não pedimos dinheiro!!!! Acredita nisso? Por isso não existem Centros Espíritas luxuosos e suntuosos. Nem existem palestrantes ou autores espíritas andando em carros de luxo...
-Outro hábito que temos, é de alicerçar nossa fé em obras. Porque, estranhamente, nós espíritas REALMENTE ACREDITAMOS que a fé sem obras é vazia. Por isso, todo Centro Espírita tem sempre algum trabalho social.
Realmente o espiritismo é estranho mesmo...mas vou aqui contar para você irmão, qual é o nosso segredo para atrair pessoas...o grande truque do espiritismo é ser um doutrina DE ALTOS PADRÕES MORAIS, DE ÉTICA RÍGIDA E, PRINCIPALMENTE, DE RESPONSABILIDADE PARA CONSIGO MESMO E AMOR AO PRÓXIMO.
Agora um conselho que vale para o irmão citado e para qualquer outra pessoa: antes de criticar qualquer doutrina, qualquer credo, qualquer conjunto de ensinamentos, ESTUDE E CONHEÇA.
Davison Viana

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Crianças índigo - Richard Simonetti
Faz sucesso e tem recebido apreciações elogiosas no próprio meio espírita o livro Crianças Índigo, de Lee Carroll e Jan Tober, escritores americanos.
As crianças índigo, ou azuis, seriam, segundo os autores, uma geração de Espíritos enviados por Deus, com a missão de renovar as relações humanas, em novos padrões de comportamento, sob a égide do amor.
O nome índigo foi cunhado por Nancy Ann Tappe, que, aparentemente dotada de visão mediúnica, observava essas crianças envolvidas por uma aura azul.
Sua primeira experiência nesse sentido teria ocorrido na década de 70, no século passado. 
Pesquisadores americanos, aderindo à idéia, identificam crianças índigo por um padrão de comportamento.
Aí é que a tese fica comprometida, porquanto alguns detalhes não são nada animadores nem lisonjeiros, contrariando noções relacionadas com o que se espera de alguém vinculado a um movimento de renovação da Humanidade.
1 – O tema é, realmente, interessante, já que o próprio Espiritismo nos fala de um processo de renovação da Humanidade, com a vinda de Espíritos mais evoluídos.
Por que você acha que essas chamadas crianças índigo não têm nada a ver com essa renovação?
É fácil. Basta observar algumas características dessas crianças, citadas no livro:
• Sentem-se e agem como nobres.
Essa postura está mais perto do orgulho do que da humildade que caracteriza os Espíritos que exercem verdadeira influência para o bem da Humanidade. Conscientes da própria pequenez, jamais se julgam mais importantes ou especiais diante do próximo.
Marcante em seu comportamento é a disposição de servir, como destaca Jesus (Marcos, 9:35):
... Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos.
• Tem dificuldade para lidar com autoridades absolutas (sem explicação ou possibilidade de questionamento).
A definição para essa maneira de ser é rebeldia. Passa longe da ação missionária. Os Espíritos superiores não desrespeitam as leis, embora possam contestá-las, empenhando-se em reformá-las.
O respeito às regras instituídas e aos desígnios divinos está perfeitamente caracterizado na recomendação de Jesus (Mateus, 22:21):
… Dai a César o que é de César, a Deus o que é de Deus.
• Parecem não se relacionar bem com pessoa alguma que não lhes seja igual. A escola normalmente é uma experiência difícil para eles, em termos sociais.
Sem sociabilidade um Espírito pode pontificar nas Artes, na Filosofia, na Ciência, mas jamais realizará algo de produtivo em se tratando de influenciar o comportamento humano, em favor de um mundo melhor.
Jesus revela a fórmula ideal de um relacionamento social perfeito. (Mateus, 22:39): … amarás o teu próximo como a ti mesmo.
• Frustram-se com sistemas ou tarefas que seguem rotinas ou situações repetitivas em que não possam usar a criatividade.
A vida é feita de rotinas em todos os setores da atividade humana e, sem a disciplina necessária para observá-las, fica difícil sustentar alguma estabilidade e contribuir para a melhoria das condições de vida na Terra.
Oportuno lembrar que a condição essencial enfatizada por Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, para que a sua existência e particularmente a prática mediúnica fossem produtivas, foi a disciplina.
A indisciplina é própria da imaturidade humana, superada pelo crescimento emocional e espiritual, como destaca Paulo (I Coríntios, 13:11):
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
2 – Consta que há uma entrevista de Nancy Ann Tappe, cujo conteúdo é comprometedor para as crianças índigo. Eu diria que tem um conteúdo estarrecedor. 
Diz ela:
Todas as crianças que mataram colegas da escola, ou os próprios pais com as quais pude ter contato, eram índigo.
O entrevistador parece concordar com ela.
Isso é interessante. Todas essas crianças que matam são índigos? Isso quer dizer que eles tinham uma visão clara de sua missão, mas algo entrou em seu caminho e elas quiseram se livrar do que imaginavam ser o obstáculo?
Resposta de Nancy: Trata-se de um novo conceito de sobrevivência. Todos nós possuíamos esse tipo de pensamento macabro quando crianças, mas tínhamos medo de colocá-lo em prática. Já os índigos não têm esse tipo de medo.
3 – É realmente incrível! Segundo a entrevistada, você, como eu e toda gente, quando crianças, tínhamos o impulso de matar quem se nos opusesse, e não o fizemos por medo.
Exatamente. E o índigo não tem medo. Por isso não se constrange em matar, sejam pais ou colegas de escola. 
É uma lástima que haja gente aceitando essa insânia.
Segundo os autores do livro e pesquisadores citados, as crianças índigo costumam, não raro, ser rotuladas como portadoras de um dos dois problemas abaixo:
• DDA, Distúrbio de Deficiência de Atenção.
• TDAH, Transtorno de Deficiência de Atenção com Hiperatividade.
Crianças com deficiência de atenção têm dificuldade de concentração.
4 – Pelo que se sabe Crianças com defeito de atenção e hiperatividade, não param quietas, têm “bicho carpinteiro”, como diriam os pais. Seriam crianças problema, não crianças missionárias.
Exatamente. Isso dá para perceber, considerando algumas características, envolvendo esses dois déficits.
• Tem dificuldade em assistir uma aula, ler um livro, ouvir uma palestra. Comete erros por falta de atenção a detalhes.
• É desorganizado, tanto no pensamento como externamente, envolvendo horários, arrumação de objetos de uso pessoal, cumprimento de prazos, disciplina...
• Muda com facilidade de metas e planos. É comum ter mais de um casamento ou relacionamento estável.
Diz Nancy: Pelo que pude observar, 90% das crianças com menos de dez anos no mundo de hoje pertencem à categoria índigo.
5 – Dando crédito à sua estatística estará explicada a conturbação no Mundo, a dificuldade de relacionamento no lar, a indisciplina, os vícios, os crimes, o descalabro da sociedade…
E há no livro muitos exemplos desse tipo.
Crianças índigo que deram trabalho na infância e na adolescência e nenhum registro de alguma que pontificou na idade adulta como pioneiro de um mundo melhor.
6 – Você poderia citar um desses casos?
Sim. É bem ilustrativo o caso relatado no livro por uma mãe que se diz feliz ao tomar conhecimento das crianças índigo, porquanto seus filhos se enquadrariam nessa condição. 
Num artigo transcrito no livro, com o título "Meus queridos índigos!", ela relata sua experiência com ambos, portadores um deles de DDA e outro de TDAH.
Para não nos estendermos, vamos falar apenas de Mark, perfil DDA.
O menino ia muito mal na escola. Não se relacionava com professores e colegas.
O mesmo problema no lar. Aos 15 anos pediu para morar na casa de um amigo.
Mark começou a agir de forma tão irregular que foi levado para uma instituição correcional de menores. Praticou vários delitos, dentre eles o roubo de carro do pai de um amigo. Mesmo depois de sair da instituição manteve um comportamento conturbado.
Certa feita, a mãe levou-lhe uma cesta de alimentos. Na casa onde Mark morava com alguns colegas, viu uma estátua de Jesus, no alto de uma escada. Havia sido roubada de uma igreja. 
A mãe deu um prazo de 48 ao filho para que a estátua fosse devolvida. A orientação não foi observada. Depois de vários dias insistindo, telefonou à polícia. O menino foi conduzido à prisão. Como era menor, ficou preso por um ano.
Algum tempo depois Mark foi novamente preso por dirigir perigosamente, por excesso de velocidade, por fugir após causar um acidente e por multas não pagas.
Houve problemas semelhantes com o outro filho, Stuart. 
Mas, aparentemente, após tantos trabalhos, ambos criaram juízo. Fala deles com orgulho. São, agora, pais de netos que fazem sua alegria.
Ela tem certeza (como toda a avó sobre as virtudes dos netos) de que são crianças muito especiais, índigos em sua opinião. A mesma, obviamente, dos autores do livro, porquanto transcreveram sua experiência.
7 – Ao que parece, analisando o assunto à luz da Doutrina Espírita, é que as crianças índigo são Espíritos dotados de alguma intelectualidade, mas com um descompasso entre a evolução mental e precário desenvolvimento moral.
Exatamente. Não constituem novidade. Desde sempre tivemos no Mundo gente assim. Espíritos que reencarnam com uma grande missão, não em relação à Humanidade, mas a si mesmos: a missão de se renovarem, de superarem suas mazelas e imperfeições, o que, de resto, é a finalidade precípua da existência humana.
A maior parte do conteúdo de Crianças Índigo relaciona-se com orientações para cuidar delas. Diga-se de passagem, são úteis no cuidado de qualquer criança.
Liberdade vigiada, diálogo, tolerância e muito amor.
8 – Há quem veja nas crianças índigo a nova geração a que se refere Allan Kardec, em "A Gênese", no capítulo 18.
Isso é lamentável. Basta evocar algumas características citadas pelo Codificador para desfazer esse engano. 
Diz Kardec:
Para que na Terra sejam felizes os homens, preciso é que somente a povoem Espíritos bons, encarnados e desencarnados, que somente ao bem se dediquem.
Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem.
Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentido inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior.
9 – Poderíamos situar essa nova geração como homens que se orientam pelo Bem, embora não sejam puros e perfeitos?
É o mais lógico. E Kardec nos dá algumas características de Espíritos dessa natureza, em O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo XVII.
Algumas delas:
O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.
Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.
Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
...Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.
Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para esmagá-los com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.
O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente...
10 – Dá para perceber que as crianças índigo não se enquadram nessas e em outras características do homem de Bem.
Sem dúvida, embora isso não constitua desdouro para elas, já que raras pessoas na Terra comportam-se assim.
Eu diria que as crianças índigo são Espíritos às voltas com sérios problemas relacionados com desvios do passado. Inteligentes, cultos, trazem complexos quadros de perturbação, a situá-los no limiar entre o Bem e o Mal, dependendo de suas escolhas e disposições, como de resto ocorre com todos nós, em maior ou menor intensidade.
11 – Diz Kardec, em "A Gênese", que a nova geração não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração. 
Isso significa que não haverá uma revoada de anjos, estabelecendo maioria na Terra?
Sim. Seremos nós, encarnados e desencarnados, que comporemos a nova geração, à medida em que, conscientes de nossas responsabilidades, aprendermos a combater nossas imperfeições, ajustando-nos às leis divinas.
É a grande meta para todos nós, índigos ou não.
Recebi por e-mail de David Bisetto.
Obrigada David


Terapia do Riso - Bons Fluidos
Por Raphaela Mello - Revista Bons Fluidos - 2011
1. De que forma o riso nos afeta dos pontos de vista fisiológico e comportamental?
Você já observou que quando está rindo, de verdade, durante aqueles poucos instantes, acontece um profundo estado meditativo? O estar no corpo, naquele lugar, torna-se absolutamente óbvio. As pernas amolecem (não precisa chão), o corpo balança (as poses se dissolvem), o pensamento pára (o juiz cruel tende a ficar fora deste momento).
É impossível rir e ter as pernas e joelhos travados. Você necessariamente flexiona, amolece todo o corpo.
É impossível rir sem sentir vontade de colocar as mãos no plexo e coração. Uma turbinada, os batimentos e oxigenação aumentam, o corpo fica mais quente.
O fígado desopila (limpa de ranços, iras, amarguras). É impossível rir sem ter a vontade de olhar para o alto, sem lacrimejar, sem fechar e abrir os olhos. Um exercício natural para limpar a visão, a janela da alma.
Ah, o riso, responsável por acordar nosso lado espontâneo, criativo e inspirado, é a menor distância entre duas pessoas, entre o desafio e a solução, entre a doença e a transformação.
“O riso é a melhor maneira de fazer um coração bater” – Robert Holden
“O sorriso é linguagem do amor” – autor desconhecido

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AURA - EFLUVIOGRAFIA (ESTUDO DA AURA)
AURA
Não há corpo sólido líquido ou gasoso que não tenha sua aura,desde o átomo até o globo terrestre, portanto todos os seres se revestem de um halo energético,que lhes corresponde á natureza. 
No homem é o conjunto das irradiações do corpo físico e do perispírito,que corresponde ao grau evolutivo de cada ser.
A aura é energia em movimentação, que se expande no contorno do corpo,refletindo saúde,sentimentos,virtudes e vícios.
Sua coloração depende da elevação ou inferioridade espiritual. 
A interferência do meio ambiente na aura.
A aura é sensível à totalidade do nosso ambiente interno e externo. Os fatores mentais, físicos, espirituais interagem constantemente para atuar sobre a aura. Traços de personalidade, condições de saúde, interesses pessoais, questões sociais, estados emocionais e as circunstancias do momento podem exercer um efeito drástico e imediato sobre a aura. Mesmo eventos distantes, globais ou cósmicos, podem alterar a aura.
Condições adversas que podem afetar a aura.
Uma vasta gama de estados mentais negativos, tais como ansiedade, hostilidade e frustrações, podem exercer um efeito devastador sobre o corpo e drenar a energia do sistema áurico. Da mesma forma, a falta de auto-estima, um conceito desfavorável sobre si mesmo e relação sociais negativas podem debilitar a aura e reduzir seriamente seu suprimento de energia. Os poluentes ambientais e certas substâncias presentes nas drogas podem temporariamente descolorir a aura ou diminuir sua extensão.
Fatores positivos que atuam sobre a aura.
O amor, a força mais poderosa do universo, invariavelmente expande, ilumina e energiza a aura. Dentre os demais fatores que a fortalecem destacam-se uma imagem positiva de si mesmo, sensação intensa de bem-estar, equilíbrio e harmonia interiores e interesse genuíno pelos outros. Cada esforço para ajudar o próximo ou para tornar o mundo um lugar melhor injeta uma energia que se irradia por todo o sistema áurico.
ANATOMIA DA AURA HUMANA
Retrato da Consciência
A Aura humana é o retrato fiel da consciência de seu dono. Reflete, sempre, a imagem exata - nua e crua - do indivíduo, que assim pode ser visto e identificado pelos clarividentes, pelos desencarnados e até, em certos casos, pelos animais que tanto podem simpatizar ou se assustar com a presença, aparentemente, inofensiva de uma pessoa.
Dimensões do Campo da Aura
Conforme a figura abaixo demonstra, o envoltório energético, chamado de Aura, além de interpenetrar todo o corpo denso, exterioriza-se, mais ou menos nas seguintes proporções:

A - Pessoa comum ou pouco espiritualizada, 10 centímetros além da superfície do corpo Físico;
B - Pessoa espiritualizada, 50 centímetros, podendo ser percebidas várias camadas de diferentes intensidades. (Ver figura 18A na apostila 18) Um sensitivo treinado, ao aproximar sua mão espalmada do corpo de uma pessoa em tratamento, notará as diferentes camadas áuricas. Inclusive notará uma delicada resistência, como se fosse um acolchoado de camada de ar;
C - Nas pessoas espiritualmente evoluídas, nos mensageiros espirituais e mentores dirigentes, suas respectivas auras espalham-se por alguns metros além de seus corpos. Por isso, quando vistos pelos clarividentes, apresentam-se envoltos em radiante luminosidade;
D - Nos Seres Crísticos suas auras envolvem todo um planeta e seus satélites;
E - Ao nível dos Arcangélicos Criadores, aqueles seres compositores de mundos, a emanação áurica proveniente deles permeia todo um sistema planetário;
F - E, do indescritível SER Supremo, sua divina emanação sustem todos os universos, imagináveis e inimagináveis. Isto é, o campo de Sua Aura é inconcebível à mente humana. E´ o eterno Onipresente.
Aparência da Aura
Sua aparência que pode ser classificada pela intensidade da luminosidade, e pela coloração, revela as seguintes características, que são reflexos do que esteja transcorrendo com a pessoa:
a) - Quando apagada; a pessoa está perturbada, retraída, enferma ou é antipática;
b) - Quando brilhante; a pessoa está calma, sadia, agradável ou é envolvente.
O que revela:
A textura, ou consistência da aura, também faz parte de sua linguagem demonstrativa dos reais sentimentos que naquele momento evoluam da pessoa. A figura acima torna mais compreensiva essa questão. Vamos á descrição:
Tipo 1 - Consciência física voltada para a malícia ou para a revolta. Há uma verdadeira tempestade ocorrendo na psicosfera dessa pessoa, que se sobrecarrega de energias envenenadas.
Tipo 2 - Consciência física voltada para as questões meramente materiais. Embora mais calma que a descrita no tipo 1, entretanto, continua uma aura densa e sufocante.
Tipo 3 - Consciência física pensando nas questões espiritualizantes. A aura se apresenta menos rígida. São as emanações de pensamentos construtivos.
Tipo 4 - Consciência física ligando-se à espiritualidade superior. A aura, embora muito radiante, se torna como uma névoa esvoaçante, de tão leve. Tende a elevar-se em determinados pontos, atraída por nobres inspirações que lhe chegam.
Tipo 5 - Consciência fora do físico, em êxtase. Ligada aos planos da Criação, situados além do plano Mental inferior. Ainda mais leve e de suave coloração azul-rosa, passa a ser envolvida por emanações vindas de planos superiores. Essas emanações se tornam perceptíveis na forma de emoções. Um delicioso e lânguido envolvimento. Uma alegria interior, quase que indescritível.
Acoplamentos - As auras interagem umas com as outras, de pessoa a pessoa, formando o chamado acoplamento áurico. Acoplar significa ligar, juntar.
Textura
Nesta figura vemos a representação de alguns acoplamentos. Os acoplamentos se dividem em duas categorias: simpáticos e antipáticos.
Acoplamentos Simpáticos - Casal de apaixonados; aplicação de passes energéticos; gestante e o feto; médium e mentor; médium de incorporação e a entidade comunicante, e tantas outras modalidades.
Acoplamentos Antipáticos - Casal desapaixonado; proximidade de pessoa invejosa; proximidade de pessoa sem objetividade na vida e que apenas causa embaraços aos que alguma coisa realizam; proximidade de pessoa intimamente devassa e inescrupulosa; obsidiado e obsessor; pessoas amotinadas, ou uma multidão enfurecida.
Acoplamentos em Trabalhos de Energia - Quando todos os integrantes de uma equipe assistencial, seja de que modalidade for, sentados em grupo, ou próximos uns dos outros, mantém atitude de concentração e respeito ao que fazem, suas auras interligam-se formando o que é chamado popularmente de corrente energética.
Na figura a cima apresentamos a situação onde estão algumas pessoas em trabalho de energia, e que, por isso mesmo, suas auras se interligam.
Evidencia-se que, para que nessa corrente refulja a harmonia, necessário será o sentimento de simpatia entre todos. Se um só dos integrantes, por inadequação ao grupo, estiver movido de sentimento contrário, haverá impedimento para se completar o acoplamento simpático. Qualquer pensamento duvidoso gerará um turbilhão de negatividade em todo o conjunto. Razão porque um grupo só passa a trabalhar quando todos os integrantes se equilibram em respeito espontâneo entre si. Fora disso, os trabalhos que o grupo possa vir a apresentar serão meros ensaios. Nada, porém que tenha seqüência duradoura, pois a inexistência do acoplamento áurico visando objetivos nobres deixa todo o grupo à mercê de invasões indesejáveis.

     

Uma pessoa sensível e atenta às reações da aura notará de imediato que algo invisível, por exemplo, uma entidade desencarnada ou talvez apenas um fluxo de energia, se aproximou,tocando em seu campo.Afigura 1ª Etapa representa um fluxo de energia tocando a aura,que estava equilibrada. De imediato, 2ª Etapa,a aura se altera. Essa reação se transmite aos centros de forças,que de pronto,via sistema nervoso,transferem à consciência física os sinais da nova sensação,que poderá ser agradável ou não.

  

Miasmas impregnados sugando energias 
O que revela ?
• Conflitos emocionais
• Stress/Fadiga
• Depressão
• Fobias
• Inflamações
• Infecções
• Estados degenerativos
• Intoxicações
Paranormalidade, entre outros.