Fofoca no trabalho. Fique alerta!
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Qualidade de vida tem que incluir o ambiente de trabalho. Afinal, é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Em recente pesquisa do LinkedIn, uma das mais populares redes de contatos profissionais da internet, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam a pergunta: “O que mais te irrita no escritório?”. Entre os brasileiros, 83% dos consultados citaram a fofoca em excesso, e a média geral, entre todos os entrevistados, foi de 62%. Além de irritar, a fofoca pode atrapalhar sua carreira profissional, então o melhor é ficar longe dela.
Identifique o fofoqueiro e mantenha distância
Não é difícil reconhecê-lo. Geralmente é aquela pessoa que “fala pelos cotovelos”, de outras pessoas, especialmente quando elas não estão por perto. “O fofoqueiro tem como foco espalhar a discórdia e o desentendimento, ‘quer ver o circo pegar fogo, para ver o palhaço morrer queimado’ com seus comentários desleais e inapropriados que contribuem para criar um clima organizacional de péssima qualidade”, diz Sandro Pereira, coaching internacional e diretor da Provider Treinamentos Corporativos.
A principal arma do fofoqueiro é a nossa curiosidade, portanto, cuidado: ao perceber que se trata de fofoca, responda serenamente que não tem conhecimento sobre o assunto e mude o rumo da conversa. É prudente evitar fazer parte do grupo, afinal, se hoje ele fala de um colega, amanhã poderá estar falando de você também. “Uma das maneiras mais destrutivas de conversação é o ‘disse me disse’ que acontece no ‘ABC’ (água, banheiro e café) e nos corredores da empresa, que acaba por cultivar tensão entre as pessoas, podendo prejudicar a imagem de algum colega de trabalho, ou mesmo de toda a organização”, afirma Sandro.
Se o alvo for você
Uma forma de evitar esse tipo de comentário é manter uma postura profissional no ambiente de trabalho. Entre os colegas pode estar alguém procurando uma oportunidade para ‘puxar o seu tapete’. Mas, se a fofoca já estiver rolando solta nos corredores, a melhor atitude a tomar é munir-se de paciência e conversar com o fofoqueiro, esclarecer o assunto.
“Precisamos entender que cada um de nós é uma parte significativa dos sistemas nos quais trabalhamos, e nossa atitude influencia outras pessoas. Portanto, dentro da empresa, procure manter o equilíbrio e a serenidade, opte por uma postura formal, cuide sempre da sua imagem e demonstre suas ações por força do seu caráter. Aja de forma leal e delicada, não ignore o problema. Preferencialmente, chame a pessoa para uma conversa franca e aberta, esclareçam o assunto de maneira definitiva. Se for preciso, leve a questão ao seu gestor”, ensina o coaching.
Dicas para driblar os fofoqueiros
1. Nunca fale mal das pessoas, principalmente das que trabalham com você. Se houver algum problema entre vocês, seja objetivo e chame para uma conversa esclarecedora.
2. Tenha consideração sincera pelos outros, seja capaz de dar e receber opiniões construtivas. Fale a verdade e esteja pronto para ouvir também, sem com isso criar um clima de hostilidade.
3. Mantenha a neutralidade quando alguém estiver falando mal do outro, evite fazer comentários que possam ser utilizados de forma desleal e desrespeitosa. Se você concordar e falar mal também, a outra pessoa vai saber e sentirá que deverá fazer o mesmo em relação a você.
4. Quando ouvir um comentário negativo acerca de uma pessoa, reflita se essa conversa agrega alguma coisa, se prejudica alguém ou a empresa, e como você se sentiria se isso fosse dito sobre você.
5. Depois disso, questione seu interlocutor: A. O que você vai dizer agrega valor positivo para nós e a empresa? B. Posso falar com a própria pessoa e com as outras que você está dizendo isso dela?
6. Crie o hábito de falar bem dos outros, procure focar nos aspectos positivos que cada um possui, sem com isso se transformar em um “bajulador”.
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