domingo, 20 de dezembro de 2015


SAIBA PORQUE O SEU INTESTINO É TAMBÉM CONHECIDO COMO ”O SEU SEGUNDO CÉREBRO”:
Bem-Estar e Saúde, Ciência, Curiosidades, Perfeito
Você sabia que para alguns fisiologistas o centro regulador do nosso corpo não é o cérebro, e que não é o coração o órgão das emoções? Para você seria blasfêmia se eu dissesse que o centro de comando do nosso corpo está localizado no abdômen? Esse órgão é tão importante que chega a ser chamado de segundo cérebro. Sabe de quem estou falando? Isso mesmo, a majestade… o Senhor Intestino!!!
INT1
O sistema gastrointestinal é o mais suscetível às emoções. Sabe aquele frio na barriga ao encarar o desconhecido? E as borboletas no estômago quando você se depara com a sua paixão? Sustos lhe dão enjôo? Essas sensações existem por um motivo, a enorme quantidade de transmissores presente no intestino estabelece uma ligação direta com o cérebro. Isso explica porque uma crise de nervosismo pode segurá-lo no banheiro.
O intestino desempenha um papel importantíssimo em nossa saúde. Seu controle vai além dos limites gastrointestinais, atingindo não só a saúde física como também a mental.
A relação do intestino com o desempenho cerebral e imunológico é direta, podendo desencadear doenças metabólicas (alergias, obesidade e diabetes) e neurológicas (como a esclerose múltipla e o mal de Parkinson).
O intestino possui cerca de 100 milhões de neurônios, ganhando a medalha de prata no ranking de maior sistema nervoso do corpo humano, atrás apenas do cérebro. Além disso, neurotransmissores e hormônios associados ao encéfalo são produzidos no intestino.
98% da serotonina (corresponsável pela memória e pelo humor) vem do intestino. Se suas funções intestinais não vão bem, você logo sente o impacto no bem-estar físico, mental e emocional. A recíproca também é verdadeira: quando o balanço químico cerebral está desregulado, as vísceras sofrem a consequência.
INT2
Na prática, a relação comprova que problemas intestinais podem ser causados por ansiedade, estresse ou depressão. 50% dos distúrbios intestinais têm causa emocional.
No caso dos portadores da Síndrome do Intestino Irritável, 90% apresentam problemas emocionais. Uma pesquisa da Universidade de Boston, mostrou que os portadores da Síndrome do Intestino Irritável tinham 40% mais chances de manifestar depressão e, quando medicadas para tratar a enfermidade física, constataram melhora no estado mental. Nesse quadro, são as mulheres, educadas para manter distâncias das informações ligadas ao funcionamento do órgão, as maiores afetadas. 67% das brasileiras têm queixas gastrointestinais. Por constrangimento, 75% delas não as mencionam nas consultas médicas.
O intestino contém mais de 70% das células de defesa do corpo, 500 espécies de bactérias e 100 trilhões de micro-organismos.Esse exército compõe a chamadamicrobiota intestinal (conhecida como flora intestinal), que auxilia no desenvolvimento de tecidos, na extração de nutrientes dos alimentos e na produção de células de defesa. No entanto, ela não evoluiu a ponto de resistir aos maus hábitos à mesa.
Alimentos processados podem alterar a microbiota, abrindo espaço para bactérias nocivas se instalarem e causarem estrago. Antibióticos, estresse e álcool também matam as bactérias do bem.
intestino 1
Prevenir o estrago não é tarefa do outro mundo. Troque a “fast food” por fibras (elas alimentam as bactérias benéficas ao organismo). Pratique exercícios, que fazem o intestino trabalhar de forma mais eficiente e melhor ainda é investir em atividades que reduzem o estresse e promovem equilíbrio mental. A ciência comprova o que você instintivamente já sabia: é preciso estar com a cabeça no lugar para preservar suas vísceras.
Mais de 665 milhões de mulheres no Brasil sofrem de problemas gastrointestinais. Conheça os vilões mais comuns:
· Gastrite: É uma inflamação na mucosa estomacal que pode levar à náuseas, intolerância alimentar, vômitos e dores fortíssimas. O uso frequente de anti-inflamatórios aumenta as chances de desenvolver a doença, assim como bebidas alcoólicas. A gastrite pode ser crônica até mesmo a curto prazo. Mantenha-se distante de pratos gordurosos, álcool e cigarro para evitar e controlar a doença;
- Refluxo Gastroesofágico: Afeta cerca de 20% dos adultos e consiste em um problema na válvula que separa o estômago do esôfago, fazendo com que o conteúdo estomacal volte para o esôfago, podendo alcançar a boca. Quem sofre de refluxo deve manter distância de comidas gordurosas e ácidas, café, refrigerantes e álcool. O tratamento inclui dieta e medicamentos;
· Síndrome do intestino irritável: Trata-se de um distúrbio crônico que faz com que a digestão seja rápida ou lenta demais. Mais de 25% dos adultos apresentam a síndrome, sendo as mulheres jovens a maioria. Os sintomas incluem cólicas frequentes, gases, inchaço, constipação ou diarreia. A doença vem sendo relacionada à depressão, transtornos e infecções bacterianas. Prática de exercícios, ajustes na dieta e psicoterapia são recomendados para amenizar a condição;
· Doença inflamatória intestinal: Essa é uma nomenclatura para doenças crônicas como o Crohn e a retocolite ulcerativa, que envolvem inflamações no intestino e baixa imunidade. A taxa de pessoas com doença inflamatória intestinal vem aumentando principalmente entre as mulheres. Os sintomas incluem febre, diarreia com presença de sangue e dor. Dietas pobres em nutrientes, tabagismo e genética favorecem o aparecimento dessas desordens difíceis de curar, mas tratáveis com mudanças no estilo de vida e medicamentos.
Para o perfeito funcionamento do seu cérebro acessório, pratique atividade física regularmente, evite uma rotina estressada e cansativa, procure válvulas de escape e prazeres na sua rotina. Coma quantidades satisfatórias e regulares de fibras. Evite alimentos gordurosos, refrigerantes, bebidas alcoólicas e cigarro. A ingestão diária de probióticos também auxilia muito. Tome no mínimo 2 litros de água por dia, crie este hábito.

Nenhum comentário: