quinta-feira, 17 de janeiro de 2013


Editorial - JORNAL OPÇÃO
Edição 1958 de 13 a 19 de janeiro de 2013
Médico deve ser tratado como ‘vítima’ ou ‘vilão’?
Um dos mais importantes urologistas do país, o professor Miguel Srougi responsabiliza o governo federal e empresários predadores pela criação de dezenas de faculdades que não preparam profissionais capacitados e sugere que médicos são mais vítimas do que algozes
“Lição de anatomia do Dr. van der Meer”, de van Mierevelt, 1617/ Museu de Delft
Para aplacar sua má consciência, a sociedade de vez em quando elege seus vilões e torce para que sejam punidos. Depois dos políticos, alguns condenados no processo do mensalão, agora é a vez dos médicos. Muitos são acusados de faltar ao trabalho, e até de falsificar a folha de frequência. Outros são apontados como inaptos e, por isso, eventualmente contribuem para a morte de pacientes. Como se sabe, um paciente pode morrer no hospital mais bem equipado e nas mãos da melhor equipe médica. Porque há problemas que não podem ser resolvidos pela ciência, com sua tecnologia de ponta, e pela qualidade do profissional.
Mas obviamente é muito mais difícil um paciente morrer em hospitais de alta qualidade, como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein, do que num hospital da periferia de qualquer cidade. Às vezes, o hospital até tem médicos qualificados, mas não tem a retaguarda técnica necessária para auxiliá-los a garantir a sobrevivência ou a recuperação integral do paciente. Alguns hospitais fazem cirurgia de certo risco, mas não têm unidade de terapia intensiva e, sabe-se, não têm nem mesmo uma farmácia com medicamentos de qualidade inquestionável. Em certos casos, transferidos às pressas e sem condições técnicas suficientes para hospitais mais bem aparelhados, os pacientes acabam falecendo ou ficando com sequelas incontornáveis. Entretanto, no lugar puramente de “atacar” os médicos em geral, é preciso refletir sobre a formação do profissional. O médico Miguel Srougi, pós-graduado em urologia pela Universidade de Harvard e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no lugar de escamotear e aderir ao corporativismo típico da profissão, publicou um artigo, “Médicos inaptos: algozes ou vítimas?” (“Folha de S. Paulo”, domingo, 6), que contribui para alargar o debate — acima da passionalidade e da histeria costumeiras.
Srougi começa citando que “54,5% dos médicos recém-formados” no Brasil “são inaptos para a profissão”. O doutor em medicina sugere que “profissionais inaptos devem ser impedidos de exercer a profissão e que uma legislação impondo um exame de capacitação dos novos médicos já deveria ter sido promulgada”. A causa do problema deve ser buscada, na interpretação do urologista, na “mistura de uma sociedade complacente e governantes incompetentes”.
Quando bate palmas para a abertura de novas faculdades de medicina, sem a mínima preocupação com a qualidade tanto do ensino quanto das instalações (inclusos os aparelhos) onde os alunos vão iniciar a prática da medicina, a sociedade está praticamente aceitando a quase “delinquência” de alguns empresários. “Cedendo” aos apelos da sociedade “e à pressão de empresários oportunistas, o governo federal autorizou, entre 2000 e 2012, a abertura de 98 novas faculdades, perfazendo um total de 198 escolas no país; nos Estados Unidos, habitado por 314,3 milhões de pessoas [o Brasil tem menos de 200 milhões de habitantes], existem 137 instituições similares”.
A maioria das novas faculdades, critica Srougi, “não dispõe de instalações hospitalares adaptadas para o ensino e carecem de corpo docente qualificado”. Isto só ocorre porque o poder público cede às pressões de políticos e de empresários influentes e por aquilo que o médico chama de “anseio do lucro desmedido e predador”.
Há uma denúncia grave no artigo de Srougi. Orientado por uma comissão dirigida pelo médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene, o MEC “descredenciou, há um ano, algumas escolas médicas, pela baixa qualidade de ensino”. Entretanto, sem apresentar explicações, convincentes ou não, “a Comissão Nacional de Educação cancelou, em fevereiro passado, a ação corretiva adotada”. Os interesses políticos e empresariais, decerto, calaram mais fundo.
No lugar de estabelecer uma política para melhorar as faculdades de medicina, ou mesmo excluir aquelas que não funcionam e formam médicos inaptos, a presidente Dilma Rousseff anuncia que vai abrir mais 4.500 vagas na área. A sugestão racional de Srougi: “Mais importante do que criar novas faculdades seria aumentar as vagas para residência médica. Cerca de 6.000 novos médicos formados a cada ano não dispõem de locais para realizar a residência, a etapa mais relevante para a formação de profissionais qualificados”. A proposta dificilmente será aceita, porque, do ponto de vista político-eleitoral, o anúncio de mais vagas nas universidades, sobretudo na área de medicina, rende muito mais votos.
Sabe-se que muitos estudantes brasileiros, por não conseguirem ser aprovados nos vestibulares nacionais, migram para países vizinhos, como Bolívia, e mesmo para Cuba — onde a medicina, sem o apoio da extinta União Soviética, retroagiu quase ao curandeirismo, ou à medicina puramente sanitarista (e faltam medicamentos básicos, como antibióticos — que, contrariando a tese de que existe um embargo econômico, chegam ao país por intermédio dos Estados Unidos, mas não em quantidades satisfatórias). Formados, em condições extremamente precárias, voltam ao Brasil e dificilmente conseguem ser aprovados nas provas para residência médica. Srougi acrescenta: “Outra proposta governamental, tão cândida quanto descabida, é autorizar o trabalho em nosso país de médicos patrícios formados no exterior, sem exames de proficiência. Se 54,5% de médicos recém-formados inaptos causam indignação, como reagir ao fato de que em 2011, num exame oficial de revalidação de diplomas de 677 médicos graduados no exterior, 90,5% deles foram considerados inaptos?” Por elegância, Srougi usa a palavra “exterior” — evitando citar faculdades bolivianas e paraguaias. Dificilmente médicos formados em faculdades da Alemanha, da França e dos Estados Unidos têm baixa qualidade.
Ao final do artigo, Srougi faz uma reflexão importante, talvez para incentivar a abertura do debate e evitar condenações peremptórias — que, se são úteis ao sensacionalismo dos jornais e, sobretudo, das emissoras de televisão, não contribuem para resolver o problema (na verdade, favorecem o escamoteamento). “Reconheço que as inquietações expressas sobre as aptidões dos recém-formados são justificadas por quem sente de fora. Mas como um dos que sentem de dentro, não posso deixar de dizer que, ao invés de algozes, a imensa maioria dos novos médicos da nação é vítima de um enredo perverso que mistura uma sociedade permissiva, escolas médicas deficientes e governantes incapazes. Que transformam esperanças incontidas [de tantos jovens e famílias] em sonhos frustrados”, afirma Srougi.
O que Srougi, um dos mais respeitáveis médicos brasileiros, está sugerindo é que é preciso ir além das consequências — os erros médicos primários provocados por formação deficiente e, às vezes, incontornável — e buscar as causas primevas. Mas tudo indica que é mais fácil “culpar” os médicos, porque são a face mais visível e em contato direto com os pacientes, do que investigar a fundo a origem do problema. Medicina, como trata de cuidar da vida — o bem mais importante de todos nós, acima de bens materiais, como automóveis e joias —, não pode ser instrumentalizada por políticos e empresários “predadores”. E os integrantes do governo federal, no lugar de pensarem nas próximas eleições, devem pensar na saúde pública dos indivíduos, notadamente dos mais pobres, as principais vítimas dos médicos mal formados.   

Nenhum comentário: