terça-feira, 28 de setembro de 2010

O AMOR - O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

O desenvolvimento espiritual do ser humano passa por várias fases. Os instintos vão aparecendo no psiquismo para que possa haver a perpetuação e a sobrevivência das espécies.Com o tempo desabrocham outros elementos psíquicos, as emoções e demais componentes dessa complexa estrutura que ainda é pesquisada em nossos dias. Os instintos, assim, vão sofrendo a influência desses outros fatores que se desenvolvem no tempo, intelectualizando-o gradativamente.
Esse sopro evolutivo da alma a impulsiona sempre para o progresso, para a conquista de valores. É um caminhar sem fim em busca da perfeição. O desenvolvimento espiritual é longo e capaz de nos transformar em espíritos puros que gravitam em faixas inacessíveis à nossa compreensão humana. Assim que a consciência vem despertando gradativamente através de um processo de assimilação de experiências, com os respectivos registros no psiquismo. Esses mecanismos psíquicos o tornam cada vez mais aperfeiçoado, com mais elementos intrínsecos, que se inter-relacionam, produzindo um caldo de cultura cada vez mais sofisticado. É a consciência que traz em seu bojo todo o potencial passível de ser desenvolvido, de ser aprimorado. É como a bolota de carvalho, pequenina, mas contendo em sua estrutura todas as condições para que se constitua numa árvore frondosa e gigantesca. É a consciência inicial, que recebe, aos poucos, os elementos vivificadores da razão e do sentimento, como se fossem a seiva nutriente capaz de transformá-la no carvalho de operações cada vez mais complexas. Significa dizer que já se encontra no ser humano todo o potencial indispensável ao seu aperfeiçoamento.

A CONSCIÊNCIA DO AMOR

As maiores transformações da alma humana se realizam no desenvolvimento do amor, porque o amor é a essência-mãe, a essência geratriz da vida. Todos os outros elementos que se desenvolvem estão sob o abrigo dessa lei maior do universo, dessa "lei suprema da consciência", que comanda o destino dos povos e o destino das galáxias.

animalidade ------------> humanidade

Na medida em que se dilata o afastamento da animalidade, o ser humano assume, cada vez mais, dimensões espirituais mais elevadas e as energias que o compõem vão adquirindo frequências mais sutis e capazes de ajustá-lo às leis naturais.É a aquisição gradativa de elementos que desabrocham na área dos sentimentos. São forças instintivas que iniciam um processo de sensibilidade, de afetividade humana. O espírito se modifica e adquire elementos mais nobres sob o impulso de uma energia motriz de elevada transcendência: o amor em expansão.
Assim o amor-instinto dos selvagens vai se aprimorando sob o comando da razão nascente, e nessa conjugação razão afetividade o sentimento de amor vai se estruturando e arrancando o homem da animalidade, para elevá-lo à condição humana dos sentimentos mais burilados.

Texto extraído do livro "A educação dos sentimentos" - Jason de Camargo - Ed. Letras de Luz.

Nenhum comentário: