segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os perigos do filtro solar
Se eu pudesse te dar um único conselho, seria: jogue fora seu filtro solar.
Não, eu não enlouqueci. Há anos a indústria cosmética vem tentando (e conseguindo) nos fazer acreditar no quanto o Sol é perigoso, e que precisamos fugir dele, ou então certamente teremos grandes chances de desenvolver envelhecimento precoce da pele e até câncer. Bem, o fato é que isso é uma meia verdade. Sim, uma pessoa está mais suscetível a desenvolver envelhecimento precoce da pele caso se exponha frequentemente ao Sol em horários inseguros (entre 10h e 16h), mas apesar disso, o Sol na verdade é um dos principais aliados contra o câncer de pele.
O Sol – mais especificamente os raios UVB – é responsável por ativar asíntese de vitamina D no nosso organismo. Dentre outras coisas, ela está diretamente envolvida no processo de construção e regeneração dos ossos, além de proteger o nosso corpo de várias doenças como artrite, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e câncer.
Então, o que acontece quando você usa protetor solar? Você impede que os raios UVB cheguem à sua pele, impedindo a síntese de vitamina D, bloqueando todos esses benefícios para o seu corpo. Ou seja, a falta dela é o que mais provavelmente pode te causar câncer, e não a exposição ao Sol!
Fora isso, os protetores solares são fonte de substâncias comooxibenzona, que já foram banidas em muitos países por terem sido reconhecidas como disruptores hormonais, e que por isso causam uma série de problemas no nosso organismo (inclusive câncer, mais uma vez).
Temos também a questão da poluição. Ao usar protetor solar e entrar no mar, por exemplo, você está poluindo o ambiente com essas substâncias, que por não se degradarem, acumulam-se e incorporam-se aos seres vivos, perpetuando-se através da cadeia alimentar. Triste, não?
Conclusão? Bloquear sua pele do Sol pode ser muito mais perigoso para a sua saúde do que a exposição a ele.
Alternativas? Bom, diante de tudo isso, o que eu sugiro é: não tome sol em horários inseguros, e, caso seja necessário, pasta d’água é uma ótima opção, pois possui óxido de zinco, que protege a pele contra os raios novicos e não é absorvido pela pele. Depois de muita pesquisa descobri também que o óleo de coco extra virgem é um ótimo amigo da pele, e funciona muito bem como um protetor solar orgânico! Mas antes de sair se bezuntando de óleo e correr pra a praia, faça uma pesquisa por si só e tire suas próprias conclusões. Existem várias receitas de protetor solar natural envolvendo óleo de coco e manteiga de karité, que eu estou ainda pesquisando antes de botar em prática. Isso, é claro, sem falar no bom e velho chapéu e sombreiro.
O que eles não querem que você saiba é que na verdade o Sol é o melhor amigo da sua saúde. Eis aqui algumas dicas pra você fazer as pazes com ele e viver mais saudável e feliz:
Tome um pouco de Sol todos os dias, em horário seguros. Sem filtro solar.
Não tem nada melhor que vinte minutinhos de Sol no início da manhã ou no fim da tarde. É o suficiente para produzir a quantidade necessária de vitamina D e permanecer saudável e com a pele bonita, brilhante, protegida e naturalmente corada. Não é preciso nenhum estudo pra provar isso. Faça você mesmo e sinta na pele.
Coma alimentos ricos em vitamina D
Vegetarianos podem conseguir vitamina D em ovos, leite e alguns produtos fortificados como tofu, leite de soja e cereais. Alguns cogumelos também são ótimas fontes. Não-vegetarianos encontram vitamina D abundante em óleo de fígado de bacalhau e alguns peixes crus.
Abuse dos betacarotenos e vitamina E
Esses alimentos protegem mais ainda sua pele contra a parte nociva dos raios solares, de dentro pra fora, e ainda garantem uma corzinha bonita! Alimentos ricos em betacaroteno: cenoura, pimentão, batata doce, mamão, abóbora, beterraba, brócolis, espinafre… Já a vitamina E você encontra em amêndoas, sementes de girassol, amendoim, avelãs, castanha do pará, milho etc.
O corpo tem inteligência própria. Ele sabe exatamente como lhe dizer quando você já teve o suficiente de alguma coisa. Quando você toma Sol sem filtro, tem um momento em que a sua pele arde, pinica, avisando que já deu. Usando protetor, todos esses avisos são ignorados.
Esse é um assunto muito polêmico até entre os médicos, e obviamente as opiniões variam, como tudo na vida. Mas eu não tenho medo de dizer que mesmo na ciência e na medicina, tudo é uma questão de crença, pois as evidências precisam ser interpretadas para fazerem sentido. E quem interpreta as evidências? Seres humanos que atuam como cientistas.
Portanto, aprenda a ouvir o seu corpo. Não faça uma coisa só porque eu estou dizendo ou porque o seu médico falou. Mas uma coisa é certa:alimente-se bem e aprecie o Sol com moderação. Seu corpo com certeza vai agradecer!
Fontes:

Nenhum comentário: