segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O que eu quero em 2014?
*Ser feliz...
*Ter saúde...
*Ser generosa...
*Abraçar...
*Beijar...
*Perdoar...
*Desculpar...
*Dançar...
*Cantar...
*Ajudar...
*Colaborar...
*Viajar...
*Sorrir...
*Respeitar...
*Ser respeitada...
*Ter muita alegria no coração e distribuí-la por ai...
*Me tornar uma pessoa melhor...
*Saber dizer não e não sofrer por isso...
*Ter sempre Papai do Céu no coração...
Eneci Dourado Coelho dos Passos.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Meditação muda estrutura do cérebro, diz estudo
MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO
De olhos fechados, em silêncio e, de preferência, sentados, os praticantes da meditação de atenção plena devem se concentrar em apenas uma coisa: a respiração.
A técnica é antiga, da tradição budista, mas começou a ser mais difundida depois de ter sido usada em um curso não religioso de redução de estresse, criado em 1979 por Jon Kabat-Zinn, professor da Escola Médica da Universidade de Massachussets.
Os benefícios da técnica, conhecida também como "mindfulness", já foram relatados em vários estudos.
A lista vai da melhora de sintomas de esclerose múltipla (como diz estudo publicado na "Neurology") à prevenção de novos episódios de depressão (demonstrada em artigo na "Archives of General Psychiatry").
Mas, agora, um estudo mostra, pela primeira vez, os efeitos provocados por essa meditação no cérebro.
Paula Giolito/Folhapress

A gerente administrativa Bia Farah, 51, que pratica meditação há 10 anos
A pesquisa, publicada hoje na "Psychiatry Research: Neuroimaging", foi feita pela Harvard Medical School, nos EUA, em conjunto com um instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets.
E o mais importante: as mudanças ocorreram em apenas oito semanas de meditação em praticantes adultos iniciantes.
As conclusões foram feitas após comparações entre as ressonâncias magnéticas dos que praticaram a meditação e de um grupo-controle que não fez as aulas.
Outros estudos já haviam sugerido que a meditação causa mudanças no cérebro. Mas eles não excluíam a possibilidade de haver diferenças preexistentes entre os grupos de meditadores experientes e não meditadores.
Ou seja, não era possível afirmar se os efeitos eram causados pela prática.
MENOS ESTRESSE
Todos os 16 participantes da pesquisa, com idades de 25 a 55 anos, deveriam obedecer a um critério: não ter feito nenhuma aula de meditação "mindfulness" nos últimos seis meses ou mais de dez aulas em toda a vida.
Eles frequentaram oito encontros semanais, com duração de duas horas e meia.
Também foram instruídos a fazer 45 minutos de exercícios diários e a praticar os ensinamentos da meditação em atividades do dia a dia, como andar, comer e tomar banho.
Para avaliar as mudanças, todos os participantes e o grupo-controle fizeram ressonâncias magnéticas antes e depois do período de aulas.
Os exames iniciais não indicaram diferenças entre grupos, mas as ressonâncias feitas após o curso mostraram um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo esquerdo naqueles que haviam meditado.
Análises do cérebro todo revelaram mais quatro aumentos de massa cinzenta: no córtex cingulado posterior, na junção temporo-parietal e mais dois no cerebelo.
BENEFÍCIOS
Britta Hölzel, pesquisadora da Harvard Medical School e uma das autoras do estudo, disse à Folha que isso pode significar uma melhora em regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e estresse.
O aumento da massa cinzenta no hipocampo é benéfico porque ali há uma maior concentração de neurônios, afirma Sonia Brucki, do departamento científico de neurologia cognitiva e do envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia.
"Antes, acreditava-se que a pessoa só perdia neurônios durante a vida. Agora, vemos que podem brotar em qualquer fase da vida, e determinadas atividades fazem a estrutura do cérebro mudar."
Isso significa que o cérebro adulto também é plástico, capaz de ser moldado.
No ano passado, um estudo dos mesmos pesquisadores já mostrava redução da massa cinzenta na amígdala cerebral, uma região relacionada à ansiedade e ao estresse, em pessoas que fizeram meditação por oito semanas.
Mas qualquer um que começar a meditar amanhã terá esses mesmos efeitos benéficos em algumas semanas?
"Provavelmente sim", diz a neurologista Sonia Brucki.
Ela ressalta, no entanto, que a idade média dos participantes da pesquisa é baixa e, por isso, não dá para afirmar com certeza que isso acontecerá com pessoas de todas as idades.
Agora, a pesquisadora Britta Hölzel quer entender como essas mudanças no cérebro estão relacionadas diretamente à melhora da vidas das pessoas.
"Essa é uma área nova, e pouco se sabe sobre o cérebro e os mecanismos psicológicos relacionados a ele. Mas os resultados até agora são animadores."
Temas de domingo
O churrasco de domingo corria solto. Entre nacos de carne e goles de cerveja, o grupo, quase todo da mesma família, falava das questões de nosso tempo. Como, por exemplo, a da expectativa de vida que não para de aumentar, fazendo com que pais, avós e bisavós cada vez mais convivam com seus descendentes. Foi quando ouvi aquele rapaz dizer ao pai: “Não penses não que vou ficar cuidando de ti, no fim de tua vida, velho. Afinal, eu não pedi para nascer”.
O jovem falava em tom de brincadeira. Talvez a frase não fosse mais do que uma advertência ao pai para que cuidasse de sua saúde, evitando, assim, uma velhice difícil. De qualquer sorte, aquele “eu não pedi para nascer” revelava uma concepção de vida que merece reflexão.
Pedimos para nascer ?
É correto dizer que não pedimos para nascer? Será mesmo que éramos um nada, sem consciência e sem vontade, antes de ingressarmos nesta fantástica experiência que é a vida na Terra? Nossa consciência, nossa verdadeira individualidade, só começaram a se formar na gestação, ou, como dizem outros, somente após o nascimento, quando nos tornamos “pessoa” no sentido jurídico?
Quem acompanha o desenvolvimento de uma criança talvez comece a supor que não deve ser assim. Bem cedo, bebês exibem traços muito próprios de personalidade. Alguns precocemente revelarão dotes intelectuais e artísticos impossíveis de serem adquiridos ou ordenados no curto período da atual existência. Outros serão um desafio a pais e educadores, por conta de suas más tendências ou pela dificuldade no aprendizado.
Hereditariedade
Não será mais racional trabalharmos com a hipótese de que vivemos, - e, talvez, vivemos muito -, antes de aqui chegarmos? E que a experiência agora em curso resultou de uma programação da qual nós mesmos participamos?
O médico francês Gustavo Geley, autor de importantes obras sobre metapsíquica e reencarnação, nas primeiras décadas do Século XX, já afirmava que a genética jamais explicaria todas as questões relativas à hereditariedade. À medida em que, nos tempos atuais, avançam os estudos em torno dos genes, parece também ir ficando muito claro que há outros fatores mais importantes na formação da personalidade e do comportamento. O best-seller “A Biologia da Crença”, do Dr, Bruce H.Lipton, livro que estou terminando de ler, presenteado que me foi pelo amigo espírita argentino Dante López, sustenta que, bem mais do que a carga genética, o entorno energético e ambiental é decisivo na vida de qualquer ser vivo, das células aos seres mais complexos. No caso da alma humana, as influências energéticas e ambientais estão também radicadas em anteriores experiências vividas em diferentes corpos.
Já vivemos antes ?
De minha parte, eu diria àquele jovem: acho que você pediu para nascer, sim. Quem sabe, até pediu para ter o pai que tem. Sua obrigação de cuidar dele, quando precisar de você não decorre simplesmente de seus laços de sangue, nem dos costumes e das leis que assim determinam. , mas, quiçá, de um compromisso que você próprio assumiu antes de nascer.
Já vivemos antes? Quando essa teoria deixar de ser vista apenas como uma crença religiosa, para se tornar uma hipótese de trabalho da ciência e da filosofia, grandes enigmas da vida humana, com certeza, começarão a ser desvendados.
(Coluna publicada nos jornais "Opinião" do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, e "Abertura" do Instituto Cultural Kardecista de Santos, edições de dezembro 2013)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dizem os bem intencionados para o homem se prevenir contra os chamados falsos profetas, aos quais acrescentaríamos os pseudo-sábios. São cegos tentando guiar outros cegos. O verdadeiro iniciado que sabe ser responsável não só pelo bem, mas também pelos males feitos a seus irmãos, é silencioso, não apregoa poderes mentais, e nem como desenvolvê-los de forma mágica, sem o autoconhecimento requerido. Simplesmente, vive e deixa viver, não interfere dando possíveis soluções aos problemas alheios e quebrando o direito ao livre arbítrio. Meramente, expõe as várias alternativas de solução para o necessitado e deixa-o com a responsabilidade de decisão e ação, a seu tempo, porquanto a sua programação etérica é única, e somente ele a conhece e tem o instinto da melhor solução. Fuja, portanto, dos que querem impor-lhe uma solução para a sua vida e observe a vida deste, se há frutos concretos de frondosa árvore, mas esteja perto dos que lhes mostram os diversos caminhos que poderá trilhar, sem interferência. Só você poderá decidir sobre você. Assuma-se.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os perigos do filtro solar
Se eu pudesse te dar um único conselho, seria: jogue fora seu filtro solar.
Não, eu não enlouqueci. Há anos a indústria cosmética vem tentando (e conseguindo) nos fazer acreditar no quanto o Sol é perigoso, e que precisamos fugir dele, ou então certamente teremos grandes chances de desenvolver envelhecimento precoce da pele e até câncer. Bem, o fato é que isso é uma meia verdade. Sim, uma pessoa está mais suscetível a desenvolver envelhecimento precoce da pele caso se exponha frequentemente ao Sol em horários inseguros (entre 10h e 16h), mas apesar disso, o Sol na verdade é um dos principais aliados contra o câncer de pele.
O Sol – mais especificamente os raios UVB – é responsável por ativar asíntese de vitamina D no nosso organismo. Dentre outras coisas, ela está diretamente envolvida no processo de construção e regeneração dos ossos, além de proteger o nosso corpo de várias doenças como artrite, hipertensão, diabetes, obesidade, depressão e câncer.
Então, o que acontece quando você usa protetor solar? Você impede que os raios UVB cheguem à sua pele, impedindo a síntese de vitamina D, bloqueando todos esses benefícios para o seu corpo. Ou seja, a falta dela é o que mais provavelmente pode te causar câncer, e não a exposição ao Sol!
Fora isso, os protetores solares são fonte de substâncias comooxibenzona, que já foram banidas em muitos países por terem sido reconhecidas como disruptores hormonais, e que por isso causam uma série de problemas no nosso organismo (inclusive câncer, mais uma vez).
Temos também a questão da poluição. Ao usar protetor solar e entrar no mar, por exemplo, você está poluindo o ambiente com essas substâncias, que por não se degradarem, acumulam-se e incorporam-se aos seres vivos, perpetuando-se através da cadeia alimentar. Triste, não?
Conclusão? Bloquear sua pele do Sol pode ser muito mais perigoso para a sua saúde do que a exposição a ele.
Alternativas? Bom, diante de tudo isso, o que eu sugiro é: não tome sol em horários inseguros, e, caso seja necessário, pasta d’água é uma ótima opção, pois possui óxido de zinco, que protege a pele contra os raios novicos e não é absorvido pela pele. Depois de muita pesquisa descobri também que o óleo de coco extra virgem é um ótimo amigo da pele, e funciona muito bem como um protetor solar orgânico! Mas antes de sair se bezuntando de óleo e correr pra a praia, faça uma pesquisa por si só e tire suas próprias conclusões. Existem várias receitas de protetor solar natural envolvendo óleo de coco e manteiga de karité, que eu estou ainda pesquisando antes de botar em prática. Isso, é claro, sem falar no bom e velho chapéu e sombreiro.
O que eles não querem que você saiba é que na verdade o Sol é o melhor amigo da sua saúde. Eis aqui algumas dicas pra você fazer as pazes com ele e viver mais saudável e feliz:
Tome um pouco de Sol todos os dias, em horário seguros. Sem filtro solar.
Não tem nada melhor que vinte minutinhos de Sol no início da manhã ou no fim da tarde. É o suficiente para produzir a quantidade necessária de vitamina D e permanecer saudável e com a pele bonita, brilhante, protegida e naturalmente corada. Não é preciso nenhum estudo pra provar isso. Faça você mesmo e sinta na pele.
Coma alimentos ricos em vitamina D
Vegetarianos podem conseguir vitamina D em ovos, leite e alguns produtos fortificados como tofu, leite de soja e cereais. Alguns cogumelos também são ótimas fontes. Não-vegetarianos encontram vitamina D abundante em óleo de fígado de bacalhau e alguns peixes crus.
Abuse dos betacarotenos e vitamina E
Esses alimentos protegem mais ainda sua pele contra a parte nociva dos raios solares, de dentro pra fora, e ainda garantem uma corzinha bonita! Alimentos ricos em betacaroteno: cenoura, pimentão, batata doce, mamão, abóbora, beterraba, brócolis, espinafre… Já a vitamina E você encontra em amêndoas, sementes de girassol, amendoim, avelãs, castanha do pará, milho etc.
O corpo tem inteligência própria. Ele sabe exatamente como lhe dizer quando você já teve o suficiente de alguma coisa. Quando você toma Sol sem filtro, tem um momento em que a sua pele arde, pinica, avisando que já deu. Usando protetor, todos esses avisos são ignorados.
Esse é um assunto muito polêmico até entre os médicos, e obviamente as opiniões variam, como tudo na vida. Mas eu não tenho medo de dizer que mesmo na ciência e na medicina, tudo é uma questão de crença, pois as evidências precisam ser interpretadas para fazerem sentido. E quem interpreta as evidências? Seres humanos que atuam como cientistas.
Portanto, aprenda a ouvir o seu corpo. Não faça uma coisa só porque eu estou dizendo ou porque o seu médico falou. Mas uma coisa é certa:alimente-se bem e aprecie o Sol com moderação. Seu corpo com certeza vai agradecer!
Fontes:

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Limão Congelado


Limão Congelado 
Finalmente uma notícia positiva em 2013! Uma amiga minha da Universidade de Kirche tem um tumor no pulmão e na anca. A irmã dela, que é enfermeira, enviou-lhe um e-mail sobre o limão. Ela passou a beber limonada já desde há algum tempo, e os seus tumores ficaram menores. O seu oncologista disse-lhe para continuar. Penso que esta espantosa descoberta é muito proveitosa para a nossa saúde. Tudo o que nós precisamos, é...de um LIMÃO CONGELADO. Muitos profissionais da restauração, já utilizam o limão inteiro, nada é deitado fora. Como podemos usar o limão inteiro sem nada desperdiçar? Simples... coloque um limão bem lavado no congelador do frigorífico. Quando este estiver congelado, utilize o ralador de cozinha e rale o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo), e polvilhe os seus alimentos com este preparado. Polvilhe as suas bebidas, gelados, sopas, cereais, massas, molhos, arroz, sushi, peixe, whisky... a lista é interminável. Todos os alimentos terão inesperadamente um sabor maravilhoso, algo que talvez não tenha conhecido antes. Provavelmente, até agora, você achava que só o sumo do limão tinha Vitamina C. O limão completo introduz um novo sabor na comida. As cascas do limão que até agora eram deitadas fora, contêm cinco a dez vezes mais vitaminas do que o sumo. Mas, a partir de agora, ao polvilhar o limão congelado (ralado) em cima dos seus alimentos, pode obter ainda mais saúde. As cascas do limão são saudáveis na medida em que destroem os elementos tóxicos do corpo. Congele um limão bem lavado e rale-o todos os dias por cima das suas refeições e bebidas. Esta é a chave mágica para tornar os seus alimentos mais saborosos e você será mais saudável e viverá mais tempo. Este é o segredo do limão que agora acaba de ser revelado. É melhor conhecê-lo tarde do que nunca. Os benefícios do limão: O limão (citros) é um fruto milagroso para matar as células cancerígenas. É 10 000 vezes mais forte do que a quimioterapia. Porque é que não sabíamos nada disto? Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética, que lhes dará enormes lucros. Você pode ajudar um amigo ao informá-lo que o sumo de limão é vantajoso no tratamento do cancro. O seu sabor é agradável e não provoca os efeitos secundários da quimioterapia. Quantas pessoas morrem, enquanto este segredo é mantido para não pôr em perigo os interesses milionários da indústria farmacêutica? Como sabemos, o limoeiro é conhecido pela sua variedade de limões e limas. Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, o sumo, preparação de bebidas, sorvetes, bolos, etc... Apesar de um leque variado de benefícios do consumo do limão, o mais interessante é o efeito que produz sobre os quistos e tumores. O limão é uma solução comprovada para todas as variantes do cancro. Ele é considerado também um espectro antimicrobiano contra infecções bacterianas e fungos. É eficaz contra parasitas internos e vermes, regula a pressão sanguínea quando é muito alta, é um antidepressivo e combate o stress e os distúrbios nervosos. Uma informação de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, diz que após mais de 20 testes desde 1970, os resultados revelaram que destrói as células malignas de 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, da mama, da próstata, pulmão e pâncreas... Os constituintes deste fruto são 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, um medicamento utilizado no mundo inteiro como quimioterapêutico para reduzir a velocidade do crescimento das células cancerígenas. E o mais surpreendente é: este tipo de terapia com o extrato do limão, apenas destrói células cancerígenas malignas e não afeta as células saudáveis. Então, lave um limão, congele-o e rale a totalidade da fruta sobre os seus alimentos, gelados e bebidas O seu corpo agradecerá.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Ritual de limpeza para abertura do próximo ano
Nos últimos tempos, tenho recebido muitas mensagens canalizadas sobre o adequado e poderoso uso da Chama Violeta para transmutar nossas energias. Apesar de trabalhar em sintonia com os mestres ascensionados há anos, com muita dedicação, o que já rendeu alguns livros e muitos grupos e vivências, sempre busco me aprofundar e entender mais. Hoje sei que nem todas as curas e transformações acontecem no nível racional. Aprendi que, muitas vezes, nossa mente consciente cria limitações impedindo a manifestação da força do nosso eu divino, e que devemos num primeiro passo deixar fluir e limpar.
Mas sei, amigo leitor, que essa história de deixar fluir, de viver o momento presente quando a gente está no meio de um turbilhão, trabalhando muito, correndo com prazos, e tentando fazer a vida dar certo pode parecer muito genérico e até superficial. Afinal, como fazer isso?
Fica parecendo um tipo de sonho difícil de alcançar. E talvez os Mestres, sabendo dessa dificuldade, têm trazido mensagens bem objetivas de como lidar com a questão. Claro, que junto com esta parte prática, você deve também cuidar dos seus pensamentos, mudar algumas coisas que você já sabe que não fazem bem. Invista também um tempo em boas leituras, caminhadas ao ar livre, e em cuidados com uma boa alimentação. Tudo isso ajuda a mudar a energia, afinal, somos corpo, mente, espírito.
Então, vamos ao ritual que vai ajudar na limpeza, e criar uma conexão com o seu Eu superior:
1. Logo no início de Dezembro, faça uma boa limpeza no seu quarto e na sua casa.
2. Tire roupas e objetos que não usa mais.
3. Se possível faça uma boa defumação, ou use incenso de limpeza, acendendo uma vareta em cada cômodo.
4. Prepare um spray de limpeza que poderá ser usado em toda casa, sempre que necessário. Depois da defumação fica tudo muito leve. Compre um borrifador de água, esfarele uma pedrinha de cânfora comprada na farmácia, acrescente ½ xícara de álcool e misture bem, acrescente água e continue agitando. Se desejar, compre óleo essencial de alecrim ou alfazema e misture algumas gotas. Fica muito perfumado.
5. À noite, faça uma lista com as coisas e situações que neste momento perturbam você. Escreva tudo que vem na sua mente.
6. Tente relaxar e observar esse foco. Medite, coloque um mantra ou música suave de fundo. Reze pedindo libertação.
7. Depois acenda uma vela para o seu anjo da guarda e queime o papel, pedindo que haja uma libertação.
8. Em seguida tome um banho de ervas; faça um chá usando alecrim, arruda, manjericão, e depois de tomar um banho normal, misture esse chá, coado na água do chuveiro usando um baldinho derrame em você.
9. Ofereça um cálice com água pedindo que você receba um remédio espiritual.
10. Nesta noite, durma usando uma roupa clara, em lençóis limpos.
11. Repita este ritual por 21 dias, pedindo a presença do seu anjo da guarda e a libertação desta situação. O primeiro dia é o mais importante, mas tente se comprometer em dar continuidade. Nos dias seguintes, você pode simplificar, não precisa defumar a casa todos os dias, pode apenas acender um incenso e a vela. 
Seria muito bom que você conseguisse tomar o banho de ervas todos os dias, antes de dormir, e não esquecer da oração e de oferecer o copo com água. Não precisa também escrever de novo todas as questões, apenas medite, reze, eleve os pensamentos.
Desejo muito boa sorte para você e que sua conexão se faça com muito amor.
Confira os ensinamentos e meditações curativas que Maria Silvia ensina participando de um dos seus grupos. Venha participar do seu Grupo de Meditação Dinâmica que acontece todas as quartas-feiras, no seu espaço em São Paulo. Venha ouvir pessoalmente as canalizações.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O GATO e a espiritualidade.
(quem gosta dos felinos vai ama-los ainda mais, depois de ler)
Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não topa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério. O gato não se relaciona com a aparência do homem.
Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência. Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago.
A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado.
É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.
O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem.
Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode, ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós.
Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe "ler" pensa que "ele" não está ali. Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.
O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluídos, auras, fantasmas amigos e opressores. O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado.
O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas. O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção.
Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências.
Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato! Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga.
Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata.
Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.
O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo.
Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias. Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal.
Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio. Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra.
Lição de religiosidade sem ícones. Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade. Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.
O gato é uma chance de interiorização e sabedoria, posta pelo mistério à disposição do homem."
O gato é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, é portanto um transmutador de energia e um animal útil para cura, pois capta a energia ruim do ambiente e transforma em energia boa, -- normalmente onde o gato deita com frequência, significa que não tem boa energia--caso o animal comece a deitar em alguma parte de nosso corpo de forma insistente, é sinal de que aquele órgão ou membro está doente ou prestes a adoecer, pois o bicho já percebeu a energia ruim no referido órgão e então ele escolhe deitar nesta parte do corpo para limpar a energia ruim que tem ali.
Ela ainda observa que do mesmo jeito que o gato deita em determinado lugar, ele sai de repente, poi ele sente que já limpou a energia do local e não precisa mais dele.
Ela ainda diz na palestra que o amor do gato pelo dono é de desapego, pois enquanto precisa ele está por perto, quando não, ele se a afasta.
No Egito dos faraós, o gato era adorado na figura da deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata. Esta bela deusa era o símbolo da luz, do calor e da energia.
Era também o símbolo da lua, e acreditava-se que tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Nesta época, os gatos eram considerados guardiões do outro mundo, e eram comuns em muitos amuletos.
"O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final."
( The Mythology Of Cats, Gerald & Loretta Hausman )