segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Para uma grande pessoa

Existem grandes desafios, por que existem grandes pessoas para vencê-los. A grandeza de tais pessoas, não está nos títulos que ostentam, nem na posição que ocupam. Está em seu interior, em sua capacidade de construir soluções e elaborar respostas de forma destemida, mas serena e equilibrada, como é característico de quem não se permite seduzir pela ilusão do poder, mas segue cultivando a simplicidade de quem busca sinceramente fazer a sua parte na construção de algo melhor, não apenas para si mas para tantos quantos queiram somar esforços, multiplicar iniciativas para dividir benefícios para todos.As dificuldades, as adversidades... Jamais serão barreiras intransponíveis, nem pedras inamovíveis; são convites à determinação, superação e transcendência, como faz o sol todos os dias contextualizando e socializando a sua luz, implementando a alvorada que silencia as sombras da noite.
As grandes pessoas, sabem falar, mas sobretudo cultivam o hábito de ouvir; não costumam impor, mas propor, preferem o diálogo à discussão, cultuam a calma ao invés do destempero, e são grandes porque não estão preocupadas em ser grandes, em mostrar nada a ninguém, mas em cumprir a parte que lhes cabe na sublime engenharia da vida, na doce harmonia da sinfonia do viver.
Desconheço a autoria.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Texto escrito por Catón, jornalista mexicano...

“Tenho a intenção de processar a revista "Fortune", porque fui vítima de uma omissão inexplicável. Ela publicou uma lista dos homens mais ricos do mundo, e nesta lista eu não apareço. Aparecem: o sultão de Brunei, os herdeiros de Sam Walton e Mori Takichiro. Incluem personalidades como a rainha Elizabeth da Inglaterra, Niarkos Stavros, e os mexicanos Carlos Slim e Emilio Azcarraga.
Mas eu não sou mencionado na revista. E eu sou um homem rico, imensamente rico. Como não,  vou mostrar a vocês:
Eu tenho vida, que eu recebi não sei porquê, e saúde, que conservo  não sei como. Eu tenho uma família, esposa adorável, que ao me entregar sua vida me deu o melhor para a minha; meus filhos maravilhosos dos quais só recebi felicidades, netos com os quais pratico uma nova e boa paternidade. Eu tenho irmãos que são como meus amigos, e amigos que são como meus irmãos.
Tenho pessoas que sinceramente me amam, apesar dos meus defeitos, e a quem amo apesar dos meus defeitos.
Tenho quatro leitores a cada dia para agradecer-lhes porque eles lêem o que eu mal escrevo.
Eu tenho uma casa, e nela muitos livros (minha esposa iria dizer que tenho muitos livros e entre eles uma casa).
Eu tenho um pouco do mundo na forma de um jardim, que todo ano me dá maçãs que iria reduzir ainda mais a presença de Adão e Eva no Paraíso.
Eu tenho um cachorro que não vai dormir até que eu chegue, e que me recebe como se eu fosse o dono dos céus e da terra.
Eu tenho olhos que vêem e ouvidos para ouvir, pés para andar e mãos que acariciam; cérebro que pensa coisas que já ocorreram a outros, mas que para mim não haviam ocorrido nunca.
Eu sou a herança comum dos homens: alegrias para apreciá-las e compaixão para irmanar-me aos irmãos que estão sofrendo.
E eu tenho fé em Deus que vale para mim amor infinito.
Pode haver riquezas maiores do que a minha?
Por que, então, a revista "Fortune" não me colocou na lista dos homens mais ricos do planeta? "

E você, como se considera? Rico ou pobre?
Há pessoas pobres, mas tão pobres, que é a única coisa que possuem é... DINHEIRO!!!

Almôndegas Recheada com Ovos Cozidos

Para 4 a 5 pessoas
Dificuldade: Média
Tempo de Preparo: 1 hora


1 (chá) de miolo de pão molhado no leite e espremido
2 (sopa) de marsala ou vinho branco seco
2 (sopa) de queijo parmesão ralado
500 gramas de coxão mole ou patinho moído
2 ovos inteiros cozidos e descascados
60 gramas de manteiga ou margarina
100 gramas de mortadela
200 gramas de batatas cozidas
noz-moscada ralada
1 concha de caldo
pimenta
sal
salsa

Numa tigela, misturar a carne, a mortadela moída, o miolo de pão, as batatas passadas no espremedor, o queijo parmesão, a salsa picadinha, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Mexer bem até formar uma massa uniforme. Fazer uma almôndega gigante, colocando no meio os ovos cozidos, passar na farinha de trigo e fritar na manteiga ou margarina. Acrescentar o marsala e quando este evaporar, adicionar o caldo. Cobrir e deixar cozinhar lentamente por cerca de 1 hora, colocando mais caldo sempre que necessário. Servir a almôndega em fatias, com o próprio molho. Acompanhar por ervilhas passadas na manteiga.

Skorthaliá - Molho grego de alho (Pasta)


4 (sopa) de vinagre de vinho
4 (sopa) de água
½ (chá) de sal
2 batatas descascadas, cozidas e amassadas
75 gramas de amêndoas sem pele, bem moídas
4 dentes de alho socados
500 ml de azeite de oliva

Bater todos os ingredientes no liqüidificador ou na batedeira, na velocidade máxima. Quando o molho estiver branco e cremoso, despejar numa vasilha, tampar e gelar por pelo menos 2 horas. Outra maneira de preparar é no pilão: Colocar os dentes de alho em um pilão com um pouco de sal, amassar até obter uma pasta. Adicionar as batatas e continue amassando adicionando o azeite de oliva e o vinagre até obter uma consistência cremosa. Acertar o sal.

Receita de Yakissoba tradicional

Ingredientes
Image
  • 1 pacote de macarrão tipo lámen (500g)
  • 6 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 1 xícara (chá) de lombo de porco cortado em tiras
  • 1 xícara (chá) de filé de frango cortado em tiras
  • 1 xícara (chá) de contra filé cortado em tiras
  • 1 dente de alho picado
  • 1 xícara (chá) de brócolis cortado em buquês pequenos
  • 1 cebola cortada em cubos grandes
  • 1 cenoura cortada em tiras
  • 1 xícara (chá) de acelga cortada em cubos
  • 1 xícara (chá) de broto de bambu em conserva
  • 1 xícara (chá) de champignon cortado ao meio
  • 1 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
Modo de preparo
  • Cozinhe o macarrão até ficar "al dente" e escorra.
  • Aqueça uma panela tipo wok ou uma frigideira grande até soltar fumaça.
  • Coloque metade do óleo e frite o macarrão.
  • Retire do fogo e reserve.
  • Na mesma panela, aqueça o óleo restante e frite as carnes.
  • Retire do fogo e reserve.
  • Na mesma panela, doure o alho e refogue o brócolis, a cebola, a cenoura, a acelga, o broto de bambu e o champignon.
  • Volte as carnes à panela, adicione o shoyu, o açúcar, a água e cozinhe rapidamente por 30 segundos.
  • Adicione o amido de milho dissolvido em um pouco de água e mexa até engrossar um pouco.
  • Junte o óleo de gergelim, espalhe sobre o macarrão reservado e sirva.
Rendimento: 5 porções
Fonte: http://www.comidaereceitas.com.br/massas/yakissoba-tradicional.html#ixzz1kanlSP9Q

RECEITAS DO HOSPITAL BEZERRA DE MENEZES


Qual é o único alimento que não estraga?
O mel de abelhas. E a mistura de mel e canela cura a maioria das doenças e ele é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos.
A revista 'Weekly World New', do Canadá, na sua edição de 17/01/1995, publicou uma lista das doenças que são curadas pelo mel, misturado com canela.
Doenças do coração
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geleia. Ela reduzirá o colesterol das artérias e prevenirá problemas no coração.
Também previne novos infartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos.
Artrite e infecções de rins
Misturar 1 xícara de água morna com 2 colheradas de mel e 1 colherinha de canela em pó. Beber 1 xícara de manhã e 1 a noite. Se tomar com frequência pode até curar a artrite cronica, além de eliminar os germes que produzem infecção nos rins. Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen, os médicos deram aos seus pacientes diariamente, antes do café da manhã, 1 colherada de mel e meia colherada de canela em pó. Em 1 semana, dos 200 pacientes que seguiram o tratamento, 75 deixaram de ter dor inteiramente. Um mês depois, todos os pacientes estavam livres da dor, mesmo aqueles que quase já não conseguiam andar.
Colesterol
2 colheradas de mel com 3 colherinhas de canela misturados em meio litro de água.
Tomar 3 vezes ao dia.
Isto reduz o colesterol em 10%, em duas horas.
Tomado diariamente, elimina o colesterol ruim.
Resfriados
Para curar completamente sinusite, tosse cronica e resfriado comum ou severo, misturar 1 colherada de mel com 1 colherinha de canela em pó e tomar com frequência.
Dor de garganta
1 colherada de mel, misturada com meia colher de vinagre de sidra.
Tomar de 4 em 4 horas.
Perda de peso
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar o café da manhã, beba mel com canela numa xícara de água.
Se beber todos os dias, reduz o peso até de pessoas muito obesas.
Velhice
Também evita os estragos da idade quando se toma regularmente. Misture 1 colherada de canela e 3 xícaras de água.
Ferva para fazer um chá. Quando amornar, coloque 4 colheradas de mel. Beber um quarto (1/4) de xícara, 3 ou 4 vezes ao dia.
Mantém a pele fresca e suave e diminui os sintomas da idade avançada. Beber este chá alonga a vida e até uma pessoa de 100 anos pode melhorar muito e se sentir como alguém muito mais jovem.
Dor de dentes
Fazer uma pasta com 1 colherinha de canela e 5 colherinhas de mel e aplicar no dente que está doendo. Repita pelo menos 3 vezes ao dia.
Perda de cabelo
Os que sofrem de calvície ou estão perdendo o cabelo, podem aplicar uma pasta de azeite de oliva (aqueça o óleo até uma temperatura suportável à pele), 1 colherada de mel e 1 colherinha de canela em pó, no couro cabeludo.
Deixar por 15 minutos antes de lavar.
Foi comprovado que é eficiente mesmo quem deixar a pasta na cabeça somente 5 minutos.
Picadas de insetos
Misture 1 colherinha de mel, 2 colherinhas de água morna e 1 colherinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada.
A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos.
Diversos
A mistura de mel com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão.
ps: Existem inclusive médicos nigerianos que utilizam apenas o mel para curar graves ferimentos e até úlceras.
Fonte: recebi por email de uma amiga virtual.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como conviver com pessoas tóxicas e sair leve desses encontros

As pessoas tóxicas na qual me refiro são pessoas ,negativas, críticas de mal com a vida, acho esses termos pesados demais,por isso as chamo de PESSOAS TÒXICAS....
Elas estão toxicadas,pela sua arrogância, pela sua maledicência enfim, o texto explica o que é uma pessoa Tóxica!
As pessoas tóxicas jogam jogos para roubar a energia que você tem de utilizar para realizar seus sonhos e metas, assim como para viver em harmonia consigo mesmo e com os demais tirando a paz, que é sua por direito, de experienciar e viver.
As pessoas tóxicas, não sabem que são tóxicas - estão doentes e adoeçem aos demais, porem não tem consciência de seu grau de toxicidade.

As pessoas tóxicas falam o tempo todo, não valorizam o silêncio, a meditação, a oração - não podem faze-lo porque, como tóxicos, necessitam desesperadamente da energia que você proporciona para que suas vidas possam ter algum sentido e, se você joga o jogo, elas se energizam às suas custas e você cairá completamente desfalecido devido a um intercâmbio energético completamente inadequado e inútil, para a evolução e crescimento pessoal de todos os envolvidos.
Você saberá se está com pessoas tóxicas quando a conversa se baseia em desqualificar, criticar, aberta ou sutilmente, as pessoas presentes ou ausentes, de tal forma a minar a autoestima e o valor da pessoa, pelo menos para o conceito e forma de ver a vida do outro que, obviamente, nao coincide de maneira alguma com a sua visão.
As pessoas tóxicas não gostam de aprender através dos demais já que, para eles, não há nada que precisem assimilar; em suas mentes pensam que são os outros que tem de aprender com elas, mesmo quando vivem vidas miseráveis.
As pessoas tóxicas querem harmonia, felicidade, prosperidade e saúde, discutindo, provocando conflitos, falando da infelicidade que as circunstâncias externas provocam em suas vidas, da escassez, da morte, da obscuridade, sem entender que existe apenas um caminho para a evolução pessoal que é através da luz, da boa vontade e do reconhecimento humilde dos erros cometidos para que possam ser corrigidos, dentre outras coisas...
Todos convivemos com pessoas tóxicas, e analisar o grau de toxicidade que nós temos em nossos modelos mentais e de comportamento interpessoal, na maioria das vezes, isto constitui um ponto cego.... é compreender que não temos consciência de que estamos de alguma outra forma contaminados.
Porém, é muito fácil para você saber se está contaminado, observando os sintomas da enfermidade espiritual:
- Perca da paz interior
- Discussões acaloradas fora de todo contexto racional e das boas maneiras.
- Incômodos físicos, dores de cabeça, dores musculares, dores de estômago, enfim, qualquer dor em seu corpo está indicando a desconexão da fonte adequada de energia e a conexão à uma fonte altamente tóxica para sua saúde.
Existem tipos distintos de pessoas tóxicas e graus de toxicidade:
- Os Intimidadores: são as pessoas que discutem, sempre querem ter razão, ameaçam, ofendem verbalmente e, no pior dos casos, partem para a agressão física.
- Os Distantes: te ignoram, te transformam numa pessoa absolutamente invisível, você simplesmente não existe. E, através de uma atitude maquiavélicamente premeditada, te faz sentir um zero à esquerda. Essa é a idéia: roubar sua atenção e energia.
- Os interrogadores: são os críticos audazes disfarçados no que, na atualidade, se denomina "crítica construtiva" porém, no fundo, são habilidosos em destruir pouco a pouco através de um questionamento incessante sobre sua conduta, atos e maneira de ser para roubar sua energia e fazer com que perca o valioso tempo para onde se deve focar na realização de suas metas e objetivos importantes, fazendo com que pareçam irrelevantes, quando realmente não são.
- Os "Pobre de mim..." (vítima) - São aqueles que desde que chegam a um encontro ou reunião, nao fazem outra coisa a não ser se lamentar de uma situação pessoal, ou do país, das condições do clima, da economia, dos pobres, dos ricos, do que seja! A idéia, neste caso, é fazer com que você se sinta culpado com sua felicidade e que não se importa com a realidade alheia ( a deles...). Demonstram um estado mental de pobreza e insegurança, impotência diante da vida e das circunstâncias, que não são capazes de assumir em sua totalidade, buscando atenção e carinho, deixando o ouvinte completa e absolutamente sem energia para desfrutar, viver e compartilhar de maneira natural, através de uma troca saudável, construtiva e edificante.
A forma que temos para sair vitoriosos desses encontros tóxicos, é estarmos preparados mentalmente para entender, e compreender, quais são os jogos que estão, ou estamos, jogando e decidir se participaremos ou não.
Assim, cairemos, ou não, em tentação com suas terríveis consequências.
Temos de entender que nossa paz é assunto nosso e não dos demais, que para discutir é preciso duas pessoas e que, no pior dos casos, se sentir que caiu involutariamente em algum jogo, tomar consciência e sair dele o mais rápido possível com a finalidade de melhorar sua energia e a qualidade do encontro, assim como pedir desculpas, ou perdão, diante de algum impropério ou imprudência, se faz preciso para agir com base na boa conduta e costumes de pessoas civilizadas em uma comunidade que quer prosseguir crescendo e evoluindo em conjunto e fazer dos encontros momentos especiais para a vida e para a boa recordação de momentos compartilhados.

PRECE PARA OS QUE NOS QUEREM MAL

De O Evangelho Seg. o Espiritismo.    
"Meu Deus, perdôo, a fulano..... o mal que me fez e o que pretendia fazer-me, como desejo que me perdoeis, e que ele por sua vez me perdoe as faltas que eu tenha cometida. Se o pusestes no meu caminho como uma prova, seja feita a vossa vontade. Afastai de mim, ó meu Deus, a idéias de maldizê-lo, e qualquer sentimento malévolo contra ele. Que eu não sinta nenhuma alegria pelos males que o possam atingir, nem qualquer aborrecimento pelos benefícios que ele venha receber, a fim de não manchar minha alma com sentimentos indignos de um cristão. Possa a vossa vontade, Senhor, ao tocar-lhe o coração, induzí-lo a melhores sentimentos para comigo!
Bons Espíritos, inspirai-me o esquecimento do mal e a lembrança constante do bem! Que nem o ódio, nem o rancor, nem o desejo de lhe retribuir o mal com o mal, penetrem no meu coração, porque o ódio e a vingança são próprios unicamente dos maus espíritos, encarnados e desencarnados! Que eu esteja, pelo contrário, sempre pronto a lhe estender a mão fraterna, a pagar-lhe o mal com o bem, e a ajudá-lo quando possível.
Desejo, para experimentar a sinceridade das minhas palavras, que se me apresente uma oportunidade de lhe ser útil. Mas sobretudo, ó meu Deus, preservai-me de fazê-lo com orgulho ou ostentação, abatendo-o com uma generosidade humilhante, o que anularia o mérito da minha atitude. Porque, nesse caso, eu bem mereceria estas palavras de Jesus : Já recebestes a vossa recompensa.
ASSIM SEJA !

EU SOU UM TRABALHADOR DA LUZ... VOCÊ É?

DESCUBRA O QUE É UM TRABALHADOR DA LUZ AQUI!
Mensagem de Jeshua canalizado por Pamela Kribbe

A IDENTIDADE DO TRABALHADOR DA LUZ
Os Trabalhadores da Luz são almas que mantêm o forte desejo interior de difundir a Luz - o conhecimento, a liberdade e o amor próprio - na Terra. Eles sentem isto como uma missão. Eles são freqüentemente atraídos à espiritualidade e ao trabalho terapêutico de algum tipo
Devido a sua missão intensamente sentida, os trabalhadores da luz freqüentemente se sentem diferentes de outras pessoas. Ao experienciarem diferentes tipos de obstáculos em seu caminho, a vida os provoca a encontrar o seu próprio e único caminho. Os trabalhadores da luz são quase sempre indivíduos solitários, não se adaptando às estruturas fixas da sociedade.
Uma nota em relação à noção de "trabalhador da luz"
A palavra "trabalhador da luz" pode evocar uma compreensão errônea, desde que isto exclui um grupo particular de almas do resto. Isto pode ser assumido ao sugerir que este grupo em particular é de algum modo superior aos outros, isto é, "aqueles que não trabalham para a luz." Toda esta linha de pensamento está em desacordo com a verdadeira natureza e intenção do trabalho de luz. Vamos afirmar rapidamente o que está errado com ele.
Primeiro, os que reivindicam superioridade geralmente não são iluminados. Eles impedem o seu crescimento em relação à consciência livre e amorosa.
Segundo, os trabalhadores da luz não são "melhores" ou "superiores" a qualquer outra pessoa. Eles simplesmente têm uma história diferente do que aqueles que não pertencem a este grupo. Devido a sua história particular, que discutiremos abaixo, eles têm determinadas características psicológicas que os distinguem como um grupo.
Terceiro, cada alma se torna um trabalhador da luz no mesmo estágio do seu envolvimento, assim o rótulo "trabalhador da luz" não é reservado a um número limitado de almas.
A razão pela qual usamos a palavra "trabalhador da luz", apesar de possíveis compreensões errôneas, é porque ela mantém associações e incita as memórias dentro de vocês que os ajudem a recordar. Há uma conveniência prática para ela também, desde que o termo é freqüentemente usado em sua atual literatura espiritual.
Raízes Históricas do Trabalhador da Luz
Os Trabalhadores da Luz mantêm dentro deles a habilidade de alcançar o despertar espiritual mais rápido do que as outras pessoas. Eles carregam sementes internas para um rápido despertar espiritual. Em relação a isto, eles parecem estar em um caminho mais rápido do que a maior parte das pessoas, se eles assim o escolherem. Isto, novamente, não é porque os Trabalhadores da Luz sejam de algum modo almas "melhores" ou "mais elevadas". Eles são, entretanto, mais velhos do que a maior parte das almas atualmente encarnadas na Terra. Esta idade mais velha deveria preferivelmente ser compreendida em termos de experiência e não de tempo.
Os Trabalhadores da Luz alcançaram um estágio particular de iluminação antes que eles encarnassem na Terra e começassem a sua missão. Eles escolhem conscientemente se ligarem à "roda Kármica da vida" e vivenciar todas as formas de confusão e de ilusão que a acompanham.
Eles fazem isto a fim de compreenderem plenamente a "experiência terrestre". Isto os capacitará a cumprir a sua missão. Somente ao passarem por todos os estágios da ignorância e da ilusão, eles possuirão eventualmente as ferramentas para ajudar outros a alcançar um estado de verdadeira felicidade e iluminação.
Por que os trabalhadores da luz perseguem esta missão sincera de ajudar à humanidade embora correndo o risco de se perderem durante eras na opressão e na confusão da vida terrestre? Esta é uma questão com a qual trataremos extensivamente abaixo. Por enquanto, nós diremos que isto tem a ver com um tipo de Karma galáctico. Os trabalhadores da luz permanecem desde a véspera da origem da humanidade na Terra. Eles tomaram parte na criação do homem. Eles foram os co-criadores da humanidade. No processo da criação, eles fizeram escolhas e agiram de modos, com os quais eles vieram a se arrepender profundamente mais tarde. Eles estão aqui agora para compensar as suas decisões no passado.
Antes que entremos nesta história em particular, nomearemos algumas características das almas do trabalhador da luz que geralmente os distinguem de outras pessoas. Estes traços psicológicos não pertencem unicamente aos trabalhadores da luz e nem todos os trabalhadores da luz reconhecerão todos eles como seus. Mas ao elaborarmos esta lista, nós queremos simplesmente dar um esboço da identidade psicológica do trabalhador da luz. Em relação a estas características, o comportamento exterior é de menos importância do que a motivação interna ou a intenção sentida. O que vocês sentem interiormente é mais importante do que o que vocês mostram exteriormente.
Características Psicológicas dos Trabalhadores da Luz:
Desde o início em sua vida, eles sentem que são diferentes. Mais freqüentemente do que não, eles se sentem isolados dos outros, solitários e mal compreendidos. Freqüentemente eles se tornarão individualistas, tendo que encontrar o seu próprio e único caminho na vida.
Eles se sentem atormentados (perturbados) em casa, em empregos tradicionais e/ou estruturas de organizações. Os trabalhadores da luz não são naturalmente autoritários, o que significa que eles naturalmente resistem às decisões ou aos valores baseados somente no poder ou na hierarquia. Este traço não autoritário está presente ainda que eles pareçam tímidos e envergonhados. Isto está ligado à verdadeira essência de sua missão aqui na Terra.
Os trabalhadores da luz se sentem atraídos para ajudar as pessoas, como um terapeuta ou como um professor. Eles podem ser psicólogos, curadores, professores, enfermeiros, etc. Ainda que a sua profissão não se refira a ajudar pessoas de uma maneira direta, a intenção de contribuir para o bem mais elevado da humanidade está claramente presente.
Sua visão da vida é caracterizada por uma percepção espiritual de como todas as coisas estão relacionadas. Eles mantêm, consciente ou inconscientemente, memórias dentro deles das esferas de luz não terrestres. Eles podem ocasionalmente se sentir saudosos por estas esferas e se sentirem como um estranho na Terra.
Eles honram e respeitam profundamente a vida, o que freqüentemente se manifesta como um amor pelos animais e uma preocupação pelo meio ambiente. A destruição de partes dos reinos animal e vegetal na Terra pela ação humana, invoca neles intensos sentimentos de perda e tristeza.
Eles são bondosos, sensíveis e empáticos. Eles podem ter problemas ao lidarem com o comportamento agressivo e eles geralmente experienciam dificuldades em se defenderem. Eles podem ser sonhadores, ingênuos ou intensamente idealistas, assim como insuficientemente ancorados, isto é, aqui na Terra. Por assimilarem facilmente sentimentos e humores negativos das pessoas ao redor deles, é importante que eles passem um tempo sozinhos em uma base regular. Isto os capacita a distinguir entre os seus próprios sentimentos e aqueles dos outros. Eles precisam de um tempo solitários para que entrem em contato com eles mesmos e com a Mãe Terra.
Eles viveram muitas vidas na Terra, nas quais eles ficaram intensamente envolvidos com a espiritualidade e/ou a religião. Eles estiveram presentes em números esmagadores, nas velhas ordens religiosas do seu passado, como monges, freiras, eremitas, paranormais, bruxas, xamãs, sacerdotes, sacerdotisas, etc. Eles eram aqueles que proporcionavam uma ponte entre o visível e o invisível, entre o contexto diário da vida Terrestre e os reinos misteriosos do após vida, os reinos de Deus, e os espíritos do bem e do mal. Para cumprirem este papel, eles foram freqüentemente rejeitados e perseguidos. Muitos foram sentenciados à fogueira pelas dádivas que possuíam. Os traumas da perseguição deixaram traços profundos na memória de sua alma. Isto pode se manifestar atualmente como um medo de ficar totalmente ancorado, isto é, um medo de estar realmente presente, porque vocês se lembram de serem brutalmente atacados por quem vocês eram.
Ficarem desorientados: A Cilada para os Trabalhadores da Luz
Os Trabalhadores da Luz podem ser pegos nos mesmos estados de ignorância e de ilusão como qualquer outra pessoa. Embora eles comecem de um ponto de partida diferente, a sua capacidade de abrir caminho através do medo e da ilusão, a fim de atingir a iluminação, pode ser impedida por muitos fatores. (Por iluminação, nós queremos dizer o estado de ser no qual vocês compreendem que são essencialmente da Luz, capazes de escolher a Luz a qualquer momento).
Um dos fatores que obstruem a estrada à iluminação para os trabalhadores da luz, é o fato de que eles carregam um pesado fardo Kármico, que pode levá-los a se extraviar por algum tempo. Como afirmamos anteriormente, este fardo Kármico está relacionado às decisões que eles uma vez tomaram em relação à humanidade em seus estágios iniciais. Estas decisões foram essencialmente desrespeitosas à vida (nós falaremos disto mais tarde, neste capítulo. ) Todos os trabalhadores da luz agora vivos, desejam corrigir alguns dos seus erros passados e restaurar e cuidar do que foi destruído devido àqueles erros.
Quando os trabalhadores da luz avançarem através do fardo Kármico, o que significa, liberarem a necessidade pelo poder de qualquer modo, eles compreenderão que eles são essencialmente seres de luz. Isto os capacitará a ajudar outros a encontrarem os seus próprios eus verdadeiros. Mas, primeiro, eles mesmos têm que passar por este processo. Isto geralmente requer grande determinação e perseverança a um nível interno. Porque a sociedade os estimula com valores e julgamentos que freqüentemente vão contra os seus próprios impulsos naturais, muitos trabalhadores da luz se desorientaram, terminando em estados de dúvida em relação a si mesmos, autonegação e até depressão e desespero. Isto é porque eles não podem se ajustar à ordem estabelecida das coisas e eles concluem que deve haver algo terrivelmente errado com eles.
O que os trabalhadores da luz têm que fazer neste ponto, é deixar de procurar validação do exterior - dos pais, amigos ou da sociedade. Em algum ponto no tempo, vocês que estão lendo isto, terão que dar o salto significativo para a verdadeira capacitação, o que significa, acreditarem realmente em si mesmos, honrarem verdadeiramente e agirem de acordo com as suas inclinações naturais e a sua sabedoria interior.
Nós os convidamos a assim fazerem e lhes asseguramos que estaremos com vocês a cada passo do caminho - assim como vocês estarão lá para outros em seu caminho, no futuro não muito distante.





Tradução: Regina Drumond - reginamadrumond@yahoo.com.br
© Pamela Kribbewww.jeshua.net
Direitos Autorais Pamela Kribbe - A permissão é concedida para cópia e distribuição deste artigo na condição de que o endereço www.jeshua.net, esteja incluído como recurso e que ele seja distribuído livremente. E-mail: aurelia@jeshua.net
Gostou! Indique para seus Amigos

Doutor e médico em psiquiatria defende "Tese de Doutorado" sobre "Médiuns Espíritas"

Dr. Alexander Moreira de Almeida é médico e doutor em psiquiatria pela USP – Universidade de São Paulo, coordenador do NEPER – Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e director técnico e clínico do HOJE – Hospital João Evangelista. O facto de registo, é que o doutor Alexander de Almeida defendeu sua Tese de Doutorado sobre “Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas" recorrendo a dezenas de médiuns espíritas e a varias associações espíritas de São Paulo, onde concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal de Espiritismo.
Como médico psiquiatra, o que o levou a escolher tal Tese de trabalho, para o seu doutoramento: “Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de médiuns espíritas"?
A.M.A – A importância que as vivências mediúnicas tiveram e ainda têm nas diversas civilizações e, mesmo assim, serem praticamente inexploradas no meio académico.

Como os seus examinadores e a própria Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, viram a sua Tese de Doutorado?
AMA – Muito bem. Sempre recebi todo o apoio do Departamento de Psiquiatria da USP, da FAPESP (Fundação de Amparo Á Pesquisa do Estado de São Paulo), bem como a banca teve uma postura muito científica: rigorosa, mas aberta.

E o orientador da Tese de Doutorado? Quem foi?
AMA – Francisco Lotufo Neto, professor livre-docente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Quem foram seus examinadores?
AMA – Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo, Doutor pela Universidade de Heildelberg (Alemanha), livre-docente em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Prof. Dr. Leonardo Caixeta, psiquiatra, doutor em Neurologia pela Universidade de São Paulo, professor da UFG (Universidade Federal de Goiás); Prof. Homero Vallada, livre-docente, Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e da Universidade de Londres, maior especialista em genética psiquiátrica no Brasil e pelo Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, psiquiatra e epidemiologista, doutor pela London Universisty, livre-docente da faculdade de Medicina da USP.

Existiu algum critério específico para a composição da Banca Examinadora?
AMA – Que fossem pesquisadores destacados e que estudassem áreas relacionadas ao tema da tese.

Durante seu estudo, verificou por certo o grau de escolaridade dos médiuns espíritas. São eles incultos e ignorantes como se diz?
AMA – 46,5% dos médiuns tinham escolaridade superior ou superior com pós-graduação. O Censo Brasileiro de 2000 mostrou que o Espiritismo é a única religião em que a proporção de adeptos aumenta quanto maior o nível educacional do segmento estudado.

Os médiuns espíritas sofrem de transtornos dissociativos, psicóticos ou transtornos de personalidade múltipla?
AMA – Eles também podem apresentar estes e outros transtornos mentais, como qualquer indivíduo, no entanto, a prevalência de problemas psiquiátricos entre os médiuns estudados foi menor que o encontrado na população geral.

Então os médiuns espíritas não são esquizofrénicos?
AMA – Não, eles são até mais saudáveis que a população geral. Isto, apesar de terem muitas vivências alucinatórias e de influência que normalmente são consideradas como sintomas clássicos de esquizofrenia.

Como a mediunidade é vista pela medicina?
A.M.A – Como a expressão de uma manifestação cultural, religiosa, que não necessariamente é patológica. Sobre a explicação de sua origem, habitualmente é considerada como um fenómeno dissociativo em que se manifestam conteúdos do inconsciente do indivíduo. No entanto, estas ideias são baseadas em muitas opiniões e poucas pesquisas.

A mediunidade é causa de doenças mentais?
AMA – Apesar de, historicamente, nos últimos 150 anos ter se acreditado nisto, não há evidências a este respeito.

Quais os possíveis mecanismos neurofisiológicos da mediunidade?
AMA – Desconheço estudos a este respeito, tudo que eu dissesse seria meramente especulativo.

Alguns colegas defendem que a glândula pineal é o órgão sensorial da mediunidade. Sabemos que essa hipótese não é nova. O espírito de André Luiz através do respeitado médium Francisco Cândido Xavier trouxe de novo a “lume”. Qual a sua opinião?
AMA – Há uma longa história de associação da pineal com o Espírito, isto vem desde Descartes. Do ponto de vista científico, desconheço qualquer estudo trazendo evidências da pineal se relacionar com mediunidade. Entretanto, sem dúvida é uma interessante hipótese a ser testada.

Sendo médico e doutor em psiquiatria, o que é a mediunidade?
AMA – Penso que a mediunidade é uma manifestação de uma habilidade humana que tem estado presente na maioria das civilizações ao longo da história. A origem destas vivências em muitos casos, acredito, podem estar realmente no inconsciente dos médiuns. Entretanto, há um considerável número de casos em que esta explicação é insuficiente, apontando para alguma fonte externa ao médium.

Como relaciona psiquiatria, espiritualidade e mediunidade?
AMA – A psiquiatria deve estar interessada numa visão abrangente e multifacetada do ser humana, assim a espiritualidade deve ser levada em conta, como todas as demais dimensões da existência humana. Por fim, a mediunidade é uma vivência que pode nos revelar muito sobre o funcionamento da mente e sua relação com o corpo. Muitos de nossos trabalhos na área podem ser acessados na página
www.hojenet.org no item “teses & artigos”.
Como distingue em seus pacientes “mediunidade” com distúrbios meramente neuropsicológicos?
AMA – Esta pergunta não admite uma resposta simples. Faz-se necessária uma avaliação cuidadosa e ampla da pessoa, o que ela tem vivenciado, suas crenças e seu contexto social e cultural. Em linhas gerais, para uma certa vivência ser considerada indicativa de um transtorno mental, deve estar associada a sofrimento, falta de controle sobre sua ocorrência, gerar incapacitação, coexistir com outros sintomas de transtornos mentais e não ser aceita pelo grupo cultural ao qual pertence o indivíduo.

Ao receber um paciente portador de faculdade mediúnica, como conduz o caso?
AMA – Trato o transtorno mental existente além de recomendar que o paciente continue com suas práticas religiosas. No entanto, se ele estiver com desequilíbrios mais graves, inicio o tratamento farmacológico e psicoterápico e solicito o afastamento das actividades mediúnicas. No entanto, recomendo que continue participando das demais actividades religiosas (palestras, orações, cultos, passes...)

O seu estudo reuniu a maior amostra de médiuns espíritas alguma vez investigada na área médica no mundo. A sua tese já teve repercussões no meio médico ou em algum centro de investigação universitário? Quais?
AMA – Tenho apresentado os resultados da tese em congressos científicos no Brasil e nos EUA, como por exemplo o Congresso Brasileiro de Psiquiatria e International Conference on Mediumship promovido pela Parapsychology Foundation

Nesses congressos científicos, como os investigadores brasileiros e norte-americanos reagiram à sua investigação?
AMA – Muito bem, demonstrando bastante interesse.

Como vê a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec?
AMA – Como uma proposta bem fundamentada de se fazer uma investigação científica e com bases empíricas de fenómenos antes considerados metafísicos e fora do alcance da ciência.

O que é o NEPER – Núcleo de Estudos de Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo?
AMA – É um grupo de estudos interdisciplinar das relações entre religiosidade saúde. É composto por psiquiatras, neurologistas, historiadores, psicólogos, antropólogos, filósofos. Não está vinculado a nenhuma religião, se prende apenas à rigorosa investigação científica nesta área.

Que mensagem gostaria de deixar aos médicos europeus?
AMA – Na Europa já existem iniciativas muito interessantes na área da espiritualidade, como a Fundação BIAL em Portugal, a Society for Psychical Research e muitos médicos britânicos que investigam o tema, bem como a disciplina de parapsicologia da Universidade de Edimburgo, além de iniciativas das Associações Médico-Espíritas. Que continuem se interessando e investigando cada vez mais as desafiadoras e fascinantes relações entre espiritualidade e ciência.

DADOS DA INVESTIGAÇÃO
Total: 115 médiuns espíritas
Mulheres: 76,5%
Média de Idade: 48 anos
Desemprego: 2,7%
Curso superior: 46,5%
Média de anos no espiritismo: 16 anos
Possuíam mais de 3 tipos de mediunidade;
Incorporação: 72%
Psicofonia: 66%
Vidência: 63%
Audiência: 32%
Psicografia: 23%
Exerciam a mediunidade por semana: 7 a 14 vezes

PRINCIPAIS CONCLUSÕES
1- Os médiuns espíritas diferiam das características de portadores de transtornos de personalidade múltipla e possuíam uma alta média de sintomas de primeira ordem para esquizofrenia, mas estes não se relacionavam aos escores de outros sintomas psiquiátricos e não se relacionavam a problemas no trabalho, família ou estudos.
2- A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância e estas, actualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.
3- A mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de personalidade múltipla.

Fonte: http://www.ameporto.org/pt/entrevistas/alexander.htm